A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na segunda-feira (01/09) o 1º Fórum de Atividade Física e Saúde Coletiva do município, realizado no auditório da Faculdade de Ciências Médicas de Maricá (Facmar), no bairro Flamengo. Com o tema “Caminhando por experiências intersetoriais”, o evento reuniu profissionais da área, gestores e estudantes para debater a relevância da atividade física no cuidado em saúde e seu impacto no bem-estar da população, especialmente na cidade.
O encontro, que incluiu o compartilhamento de vivências e os desafios da área, ressaltou o papel dos educadores físicos na Atenção Primária, com atuação nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos quatro distritos através das equipes multiprofissionais (e-multi). Nesses territórios, os profissionais desenvolvem ações de promoção e prevenção em saúde, em articulação com médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e outras categorias, fortalecendo o cuidado integral, aliado às demandas e especificidades de cada região.
Além da Atenção Primária, Maricá também conta com educadores físicos na Atenção Especializada, contribuindo para a qualificação do cuidado direcionado a diferentes necessidades de saúde, o que amplia as possibilidades de tratamento e acompanhamento oferecidos pelo município.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto da atividade para a valorização contínua dos educadores físicos na rede.
“O fórum marca um passo importante na valorização do trabalho dos educadores físicos e na consolidação da atividade física como parte essencial do cuidado em saúde. A integração entre as equipes reforça nosso compromisso com a qualidade de vida da população e nossos profissionais, que atuam nos quatro distritos da cidade”, afirmou.
A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, pontuou o papel dos educadores físicos para o cuidado integral em saúde.
“A presença dos educadores físicos, especialmente nas USF dos quatro distritos, demonstra como Maricá vem avançando na promoção da saúde e de forma integral. O diálogo multiprofissional proporcionado pelo evento é praticado diariamente nas unidades amplia a capacidade de cuidado e fortalece a prevenção em todas as fases da vida”, acrescentou.
Yuri Silveira, educador físico que atua no município, participou do fórum e ressaltou o impacto do evento para simbolizar o Dia da Educação Física, celebrado em 01 de setembro.
“Esse é um evento que parabeniza os educadores físicos que atuam na rede municipal. Somos profissionais que exercemos com muita dedicação e carinho nossas atividades diárias para levar o melhor em saúde à população de Maricá”, concluiu.