Servidores aldeenses participam de palestra do TCE sobre Regime Próprio de Previdência Social

Os secretários municipais de São Pedro da Aldeia participaram de uma palestra realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RJ) na terça-feira (19/08). Também estiveram presentes, os gestores do Instituto de Previdência aldeense (PREVISPA) e representantes da Câmara Municipal para debaterem a gestão do Regime Próprio da Previdência Social (RPPS) da cidade. Na ocasião, foi apresentada a Nota Técnica nº 07/23, que regulamenta o pagamento previdenciário municipal. O documento entrará em vigor no exercício de 2027, ano em que também será considerado nos processos de prestações de contas.

O superintendente do PREVISPA, Deoclécio Amorim, falou sobre a importância da iniciativa. “Esse encontro foi fundamental para conscientizar o Ente Federativo e a Câmara Municipal da necessidade de juntos ao Instituto de Previdência, buscar alternativas e construir propostas que  venham atender a necessidade de capitalização das receitas previdenciárias conforme o novo normativo apresentado e avançar no fortalecimento do Regime Próprio de Previdência Social do Município. A Nota Técnica Nº 07/2023 apresentada representa um marco importante com fins a fomentar a capitalização das receitas previdenciárias e promover o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS, dando mais segurança e transparência aos servidores e conselheiros que confiam no sistema. Nosso compromisso é trabalhar de forma planejada e responsável para assegurar a sustentabilidade da previdência municipal no presente e no futuro”, apontou.

A palestra foi ministrada pelos auditores de controle externo do TCE/RJ, Ari de Paiva Fortes e Uriel Inácio Oliveira da Cruz. “A Nota Técnica vem no sentido de fomentar a capitalização, ou seja, a rentabilização das reservas, dessas contribuições que são acumuladas, que no futuro vai contribuir para pagar os benefícios previdenciários. E essa é a nova lógica da previdência, porque a lógica antiga não cabe mais na realidade demográfica que a gente vive. Então, estamos fomentando a discussão da previdência e orientando as Prefeituras às melhores práticas”, destacou Uriel da Cruz.

A Nota Técnica TCE/RJ nº 07/2023 orienta sobre a rentabilização das receitas previdenciárias nos regimes financeiros, estabelecendo regras para a utilização desses recursos com fins a fomentar a capitalização e a promover o equilíbrio financeiro e atuarial do RPPS. A palestra vem sendo realizada em todo o Estado do Rio de Janeiro e visa levar o conhecimento aos gestores municipais, para que possam se planejar e tomar as melhores providências, evitando irregularidades nas contas.

Participaram do encontro, toda a equipe do Previspa e os secretários municipais de Governo, Luiz Fernando Jr.; de Fazenda, Renaldo Martins; de Planejamento e Gestão, Paulo César de Souza; de Administração, Roberta Magalhães; de Licitações, Contratos e Convênios, Vivian Lobo; além da controladora-geral do município, Danielle Prudente, da subcontroladora, Vivian Machado, e do procurador-geral, Peter Samerson.

Representando a Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Moisés Batista, Mislene Conceição, Paulo Santana e José Antônio Martins Filho, também presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Casa Legislativa.

Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Anúncio
Fisioterapia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui