A Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, foi palco da 9ª edição da Regata Remo em Escaler, realizada pelo Comando da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. O evento, que aconteceu no sábado (02/08), contou com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. A competição integrou o XXIII Circuito Marítimo e reuniu cerca de 500 atletas militares.

O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, falou sobre a competição. “O evento foi um sucesso, o público esteve presente e prestigiou uma modalidade que não é muito comum. A Marinha realiza com maestria essa competição; é um esporte que tem domínio próprio militar, uma modalidade muito praticada por eles. Podemos ver muitos jovens, por exemplo, da Escola Naval participando e outros clubes. Fiquei muito satisfeito com o evento, com o ritmo de competição. Tenho certeza que os próximos também serão cada vez maiores”, afirmou.
O Comandante da Força Aeronaval, Contra-almirante Alexandre Veras Vasconcelos, agradeceu ao público presente. “Eu agradeço a presença dos nossos oficiais da Base, dos visitantes, das equipes e dos cidadãos que estão prestigiando esse evento. Também agradeço o apoio da nossa Prefeitura, aqui em São Pedro da Aldeia, essa cidade que apoia a nossa Força há tantos anos”, declarou.


Com provas acirradas e campeonatos sendo decididos no último minuto, a competição contemplou as categorias Feminino, Sub-24, Masculino e Feminino PROFESP, Misto, Veterano e Sênior. A equipe campeã da etapa foi a Esquadra Brasileira, que chegou a pontuação de 35 pontos.
O timoneiro da equipe vencedora, suboficial Freitas, destacou os desafios específicos da etapa aldeense. “A prova de São Pedro da Aldeia é uma das etapas do circuito de poder marítimo, que engloba várias organizações militares do estado do Rio de Janeiro, tendo por volta de nove competições ao ano. É uma prova bem desafiadora, principalmente por conta do vento do sudoeste. Então temos uma atenção muito especial, mas é gratificante participar e ainda conseguir chegar em primeiro lugar”, comentou.



A competição também atraiu moradores e visitantes. A moradora Simone Boaventura, do bairro Jardim Soledade, elogiou a iniciativa. “Eu acho importante esse tipo de evento. Sou moradora recente e gosto de conhecer a história da cidade, fiquei sabendo dos 109 anos da Aviação Naval e é importante a gente estar interagindo, estar presente nesses eventos e participar”, disse.