A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, Secretaria de Segurança Cidadã, Secretaria de Trânsito e Empresa Pública de Transporte (EPT), apoiou na sexta-feira (08/08) a Festa na Aldeia Mata Verde Bonita, que contou com um dia inteiro de atividades celebrando a tradição e a identidade indígena. No palco, encerrando a noite, a cantora Sandra de Sá foi a principal atração e embalou os presentes.
Durante o dia, a programação contou com apresentação do coral da aldeia, plantio de mudas, mostra de cinema indígena infantil, feira de artesanato, exposições fotográficas, oficinas de ervas medicinais e culinária originária.
A Festa na Aldeia Mata Verde Bonita também promoveu o torneio de futebol indígena, oficinas de arco e flecha e pintura corporal, encontro de dança das aldeias e atrações musicais. Além da lenda Sandra de Sá, apresentaram-se a Banda Dive, Banda Dinucci e Rozelaine Souza.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento, estiveram presentes a secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, Danielle Barros, o coordenador do Ministério da Cultura (MinC), Eduardo Nascimento, a Diretoria de Promoção da Diversidade Cultural, Karina Gama, e o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, que elogiou a estrutura.
“A Festa na Aldeia Mata Verde Bonita é mais do que um evento, é um encontro de saberes e afetos. É a reafirmação do nosso compromisso com a valorização da cultura indígena e com a diversidade que forma a identidade de Maricá”, afirmou Bianchin.
A programação segue neste sábado e domingo (09 e 10/08), com destaque para o show do cantor Gabriel O Pensador, neste sábado, às 21h. Confira abaixo a programação completa:
DIA 09 DE AGOSTO (Sábado)
Das 10h às 23h
10h – Oficinas de Arco e Flecha; Pintura Corporal; Ensino de Canto Coral
14h – Competições Indígenas Estaduais: Corrida de Tora, Campeonato de Arco e Flecha, Luta Corporal, Cabo de Guerra
15h – Vivência espiritual com pajé Lídia e pajé Cajanã na Casa de Reza
16h – Finais do Torneio de Futebol Indígena (masculino e feminino)
17h – Roda de Conversa: “Vozes vivas contra o apagamento cultural” (com convidados especiais)
18h30 – Desfile de Moda Indígena
19h – DJ DW
19h30 – Show de Kandu Puri
20h15 – Show de Lucas Kariri
21h – Show de Gabriel o Pensador
23h – Show dos Moleques da Pisadinha
10 DE AGOSTO (Domingo)
Das 9h às 16h
9h – Rito de Batismo Indígena
10h – Prova de Natação entre Aldeias
11h – Ritual do Rapé na Casa de Reza
11h – Oficina de Artesanato
13h – Show da Banda da Diversidade
16h – Show do Batidão dos Garotos e Oficina de Canto Coral