Passeio ciclístico celebra Dia Nacional do Ciclista no Parque do Mico-Leão-Dourado

O Dia Nacional do Ciclista, em Cabo Frio, foi de muita alegria e movimento no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Cabo Frio. Com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, praticantes de diferentes municípios da Região dos Lagos se reuniram no espaço para uma manhã de confraternização em contato com a natureza.

O evento contou com a participação de ciclistas amadores e experientes, além de coletivos independentes. Grupos de diversas cidades marcaram presença, dentre eles “Tribo do Pedal”, “Pedal Aldeia”, “Ciclistas em Foco”, “Mulheres no Pedal”, “As Incríveis do Pedal”, “Grupo de Super Mulheres – GSM”, “”Pedala Tamoios”, Loucos por Bike”, “Brutamontes”, “Amorinhas do Pedal” e “Pedal entre Amigos”.

Em respeito às normas de uso sustentável do espaço, não houve percurso no interior da unidade de conservação, mas a programação foi animada com momentos de sorteio, apresentação dos participantes e muita troca entre os grupos. No local, os participantes foram recebidos pela coordenadora do Parque, Evelyn Peixoto, e pelo biólogo da Secretaria de Meio Ambiente, Thayson Quintanilha.

A iniciativa foi organizada por grupos de ciclistas de Tamoios, no segundo distrito, com o objetivo de celebrar a prática do esporte, estimular hábitos saudáveis e a mobilidade sustentável. Aos 74 anos, a aposentada Maria das Graças de Souza, conhecida como “Graça do Pedal”, é líder de um grupo de ciclistas iniciantes.

“Sempre gostei muito de organizar eventos, principalmente em datas marcantes. Convidamos grupos de outras cidades, como Rio das Ostras e São Pedro da Aldeia, que participaram com muito carinho da nossa programação. Isso fortalece o movimento do pedal e a união entre os grupos, que estiveram muito bem representados, com bandeiras e muita energia positiva. Foi uma manhã muito agradável, de encontro entre colegas e em um ambiente repleto de belezas naturais”, destacou.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, ressaltou a importância da iniciativa: “O Dia Nacional do Ciclista é uma oportunidade de reforçarmos a união de valores fundamentais para a nossa cidade, a saúde, o lazer e a preservação ambiental. Essa atividade no Parque do Mico-Leão-Dourado mostra como o esporte pode unir pessoas e, ao mesmo tempo, valorizar nossos espaços naturais. Apoiar iniciativas como essa significa incentivar qualidade de vida e respeito ao meio ambiente”, destacou.

Entre os participantes esteve o ciclista experiente Álvaro Mendes, conhecido como Índio, de 64 anos, morador há 30 anos de Tamoios. “Considero o Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado um ponto de referência fundamental para nós ciclistas, pois ali encontramos uma ótima estrutura de apoio. Ter um evento como este realizado no parque foi uma excelente oportunidade para divulgar o espaço, além de proporcionar confraternização entre amigos e grupos de pedal de diferentes cidades. Esse encontro reforçou não só a paixão pelo ciclismo, mas também a importância de preservar e valorizar os espaços naturais da nossa região”, finalizou Álvaro, que é idealizador do grupo “Tribo do Pedal”.

Anúncio
Fisioterapia

A entrada no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado é gratuita, e as visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos finais de semana e feriados, das 9h às 15h. Para agendamento prévio de grupos, coletivos e escolas, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail [email protected]. O endereço é Estrada do Mico-Leão-Dourado, s/n°, Tamoios.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui