
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou nesta quinta-feira (21/08) uma roda de conversa com o tema “Enfrentamento à Violência contra a Mulher”, no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A atividade reuniu servidores da rede de assistência social do município, autoridades e representantes de instituições voltadas à proteção e promoção dos direitos das mulheres.
O evento integra as ações do Agosto Lilás, campanha nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, e teve como foco o fortalecimento da rede de apoio e acolhimento às vítimas. Durante a abertura, foi destacada a importância de transformar o mês em um espaço de reflexão e, sobretudo, de ação concreta.
A secretária de Assistência Social e Cidadania, Dryenne Tavares, destacou a união entre diferentes setores da gestão pública e o papel essencial da Assistência Social no combate à violência de gênero. “Estamos aqui juntos, fortalecidos, unidos com outras secretarias e com as nossas vereadoras da cidade de Maricá, para discutirmos a necessidade de políticas públicas fortes. Estamos buscando combater qualquer tipo de violência contra a mulher, inclusive aquelas violências pequenas, cotidianas, que podem evoluir até o feminicídio”, ressaltou.
A roda de conversa contou com a participação de representantes do legislativo municipal e estadual, da Secretaria de Políticas e Direitos das Mulheres, e do Grupamento Maria da Penha, da Guarda Municipal, que atua diretamente na proteção às mulheres em situação de violência.
Laís Dias, coordenadora do CRAS de Inoã, reforçou a importância da iniciativa: “Hoje é um dia muito importante. A gente vai colocar mais um tijolinho nessa grande caminhada para acabar com a violência contra a mulher. Sabemos que já avançamos muito, mas ainda há muito o que ser feito”, disse.