A Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Saúde promoveu nesta quarta-feira (13/08) uma atividade para marcar o início do projeto ‘Nós na Rede’ na cidade, direcionado aos profissionais dos serviços de Atenção Psicossocial do município. A ação formativa, idealizada pelo Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), busca qualificar as práticas diárias no cuidado aos usuários com demandas de saúde mental e inclui dinâmicas presenciais e à distância divididas em quatro temáticas de ensino ligadas ao cotidiano dos trabalhadores dessa área.
Entre as temáticas que serão abordadas durante o ciclo de qualificação estão: Atenção Psicossocial e cuidado em liberdade; articulação de estratégias de cuidado, cooperação no território e fortalecimento da Raps; acolhimento e cuidado a pessoas com problemas de saúde mental em conflito com a lei; atenção a pessoas usuárias de álcool e outras drogas.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, destacou que a iniciativa é essencial para qualificar o cuidado psicossocial na cidade.
“O projeto ‘Nós na Rede’, do Ministério da Saúde, é uma iniciativa estratégica que fortalece a qualificação da assistência em saúde mental e contar com ela em Maricá é essencial. Ao oferecer capacitação contínua e promover trocas de experiências entre profissionais, amplia-se a qualidade das abordagens e o cuidado integral aos usuários, alinhado às diretrizes nacionais da saúde mental”, garantiu.
Aparecida Lobosco, educadora do projeto ‘Nós na Rede’, pontuou o impacto da iniciativa para a formação contínua dos profissionais de saúde mental.
“Celebramos a chegada do projeto ‘Nós na Rede’ em Maricá, uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz e os municípios de todo o Brasil, para a formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). É um prazer imenso chegar no município para colaborar com essa qualificação dos profissionais e conhecer o modus operandi da RAPS na cidade”, acrescentou.
Qualificação do acolhimento e assistência
Para Daiana Albino, superintendente de Atenção Psicossocial do município, a formação ajuda a integrar cada ponto do cuidado em saúde mental na rede municipal.
“Recebemos equipes de toda a rede nessa formação oferecida. A proposta desse projeto é a integralidade do cuidado, capacitando essas pessoas no sentido de ter um cuidado integral, entendendo que a saúde mental tem pontos de atenção em todas as áreas. Estamos trabalhando em parceria o tempo todo para que possamos ter um único discurso priorizando o cuidado humanizado e qualificado”, pontuou.
Danielly Tomé, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) da secretaria, salientou o trabalho coletivo para qualificar os profissionais da Atenção Psicossocial.
“A Secretaria Municipal de Saúde se engajou nessa iniciativa, trazendo esse trabalho incrível aqui para Maricá, qualificando a nossa RAPS. Tenho certeza que será maravilhoso e que dará muitos frutos”, concluiu.