A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Relações Internacionais, está intensificando a agenda de internacionalização da cidade com foco na atração de investimentos que gerem emprego e renda. Através da atuação da pasta, o município aumentou sua presença em fóruns e feiras no exterior e articulou novos acordos de cooperação internacional, com ênfase na promoção econômica e captação de recursos.
“Não é fácil atravessar o oceano e abrir portas em outros países, mas estamos construindo, passo a passo, um caminho sólido. Nosso objetivo é fazer com que Maricá não seja apenas uma cidade voltada para si mesma, mas uma cidade que dialoga com o mundo e traz benefícios concretos dessa troca para a população”, destacou o secretário Jorge Castor.
Como resultado dessa articulação, o município recebeu visitas de delegações internacionais e assinou memorandos de entendimento com cidades africanas e da América do Sul. Os documentos estabelecem a intenção de cooperação mútua em áreas de interesse comum. A parceria mais recente foi assinada com o Governo Revolucionário de Zanzibar, um arquipélago semiautônomo da Tanzânia, durante visita da delegação africana à Maricá, realizada na última segunda-feira (18/08). O acordo prevê intercâmbio nas áreas de inovação, turismo sustentável, segurança pública e capacitação de jovens.
Em julho, Maricá participou de encontros no Peru durante uma missão da Associação de Municípios do BRICS+, onde apresentou políticas públicas locais e firmou diálogos com cidades latino-americanas para cooperação técnica.
Além de países africanos e latino-americanos, Maricá também tem realizado incursões na Europa. Em uma das visitas, a comitiva conheceu Fundão, em Portugal, referência em inovação tecnológica, e se reuniu com representantes da Câmara do Comércio da Região das Beiras, que demonstraram interesse em parcerias nas áreas de turismo, cultura e desenvolvimento econômico. A presidente do coletivo empresarial, a economista portuguesa Anna Correia, esteve em Maricá após a incursão em solos portugueses.
Em maio, Maricá sediou a 1ª Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do BRICS+, encontro ligado à agenda de cooperação entre governos locais. Cerca de 700 pessoas, entre autoridades locais, integrantes de delegações de 26 países e imprensa, participaram dos três dias do evento, que colocou a cidade mais uma vez em evidência mundial.
“Estamos vivenciando um momento histórico de integração. Maricá tem se posicionado como um exemplo de políticas públicas de impacto social e, agora, se consolida como protagonista na diplomacia entre cidades. Essa articulação abre portas para trocas reais, solidárias e transformadoras”, concluiu Castor.