A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, está implementando o Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) no município, iniciativa do Ministério da Saúde que busca ampliar o acesso da população a consultas especializadas e acelerar diagnósticos. Já em sua fase inicial, a iniciativa começa a atuar em áreas estratégicas da rede municipal, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, ortopedia e otorrinolaringologia, consideradas prioritárias por concentrarem demandas reprimidas, verificadas pela Central de Regulação.
O programa trabalha através das chamadas Ofertas de Cuidado Integrado (OCI), reunindo diferentes exames e consultas médicas em um único fluxo de atendimento. Isso significa que, em vez de percorrer serviços de forma fragmentada até conseguir o diagnóstico final, o paciente poderá realizar consultas, exames de imagem e análises laboratoriais em sequência, dentro de um mesmo pacote, reduzindo significativamente o tempo de espera.
O secretário de Saúde, Marcelo Velho, pontuou o impacto da iniciativa para o bem-estar dos moradores.
“O Mais Acesso a Especialistas é um marco para a saúde de Maricá. Com esse programa do Governo Federal, vamos progressivamente integrar serviços e garantir que o paciente tenha acesso mais ágil a consultas e exames, especialmente em áreas sensíveis como oncologia e cardiologia. Essa mudança representa mais qualidade e eficiência no cuidado com a população”, afirmou.
O subsecretário de Atenção Especializada à Saúde, André Nahoum, garantiu que o programa surge para qualificar os atendimentos oferecidos.
“O programa chega para organizar fluxos, dar agilidade ao diagnóstico e ampliar a resolutividade da rede. É uma estratégia que coloca o paciente no centro do cuidado e que vai impactar diretamente na redução das filas de espera”, acrescentou.
Gestão e regulação dos atendimentos
Para dar suporte à implantação, Maricá contará com dois dispositivos estratégicos: o Núcleo de Regulação e Gestão (NGR), responsável pela organização das filas e priorização dos casos, e o Núcleo de Gestão do Cuidado (NGC), que atuará diretamente nas unidades de saúde para integrar os serviços ambulatoriais especializados à atenção primária.
Parceria garante qualificação à rede
A parceria de Maricá com o Governo Federal também envolve o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções. Através de recursos dessa iniciativa, será construída uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no Condado, com previsão de entrega para 2026, além de obtidas duas ambulâncias direcionadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e kits para teleconsultas, que serão implementadas progressivamente para facilitar o atendimento especializado em Maricá.
Em outra frente, contribuindo com o processo de reestruturação e qualificação contínua da Atenção Primária, diversas USF contarão com novos equipamentos por meio do programa, fortalecendo o cuidado oferecido aos usuários.