Festa da Padroeira de Maricá: Comissão técnica da Prefeitura realiza vistoria no local das comemorações
Foto: Elsson Campos


Foto: Elsson Campos

A Prefeitura de Maricá realizou nesta quarta-feira (13/08) uma visita técnica à Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, onde acontecerão as celebrações da Festa da Padroeira Nossa Senhora do Amparo, de 14 a 17 de agosto. A vistoria contou com representantes de diversas secretarias e órgãos municipais, como Assuntos Religiosos, Promoção de Eventos, Turismo, Defesa Civil, Iluminação Pública, Assistência Social e Cidadania, Pessoa com Deficiência, Segurança Cidadã, entre outros.

Durante a ação, foram definidos os últimos detalhes para a estrutura do evento, como alterações no trânsito, banheiros químicos, segurança, pontos para ambulantes, espaços de acessibilidade e inclusão. A operação especial está sendo planejada para garantir que moradores e turistas aproveitem as festividades com tranquilidade.

“Acabamos de concluir a visita técnica e estamos muito felizes com a união das secretarias e o empenho em trabalhar juntos para oferecer o melhor para a população de Maricá. A nossa programação especial, de quinta a domingo, terá muita fé e música boa!”, disse o secretário de Promoção de Eventos, Rony Peterson.

Esquema especial de trânsito

A Secretaria de Trânsito montou um esquema especial para os festejos, com interdições e desvios no Centro. A partir de quinta-feira (14/08), às 10h, as ruas Almeida Fagundes e Silvino Alves de Siqueira, em frente à igreja matriz, serão interditadas. Das 17h às 2h, os motoristas que acessarem o Centro pela Av. Vereador Francisco Sabino da Costa serão desviados pela Rua Barão de Inoã até o CEPT, seguindo por vias alternativas até o retorno ao Centro. A Rua Domício da Gama também será bloqueada diariamente, a partir das 19h30.

Ambulâncias, viaturas, ônibus e trabalhadores do evento terão rotas exclusivas. A saída da cidade será desviada a partir da Rua Pereira Neves, com acesso às ruas Adelaide Bezerra, Coronel Bittencourt, Professor José Digiorgio e Carlos Rangel, até a Rua Ribeiro de Almeida. Agentes da Secretaria de Trânsito estarão nas ruas orientando a população sobre os bloqueios e rotas alternativas.

Anúncio
Fisioterapia

Transporte Público

A Empresa Pública de Transportes de Maricá (EPT), disponibilizará viagens extras nas linhas dos “Vermelhinhos”, garantindo mais mobilidade para os frequentadores da festa. Os ônibus sairão do Centro com horários estendidos de madrugada, facilitando o deslocamento de ida e volta gratuitamente.

As linhas E01A, E02, E03, E04, E05, E06, E07, E08, E09, E10, E10A, E10B, E13, E15, E15A, E16, E17, E21, E23, E26, E27, E30, E30A, E31, E32 e E37 terão viagens extras em horários que variam entre 00h20 e 03h00. Algumas delas, como E13, E24A, E30A e E30B, terão pontos de desembarque mais próximos ao local do evento, na Rua Senador Macedo Soares. Haverá ainda servidores da EPT nos pontos para auxiliar o público.

Segurança reforçada

A Secretaria de Segurança Cidadã está preparando um esquema especial de segurança para todos os dias da Festa da Padroeira. O efetivo será reforçado e o local contará com torres de observação, base móvel e monitoramento contínuo com o apoio do CIOSP – a Central Integrada de Operações de Segurança Pública de Maricá.

O sistema de vigilância funcionará em contato direto com as equipes em campo, recebendo e respondendo às demandas em tempo real, de forma estratégica e planejada. A ação visa garantir a ordem, tranquilidade e proteção de moradores e visitantes durante todo o evento.

Espaços de inclusão e acolhimento

A festa contará com espaços acessíveis para que pessoas com deficiência possam acompanhar os shows com conforto e segurança. Além disso, será montada a sala sensorial “Acalmar”, desenvolvida especialmente para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão.

“Esse espaço estará localizado atrás do palco, com equipe especializada pronta para atender quem precisar. Também teremos área reservada para PCDs, banheiros acessíveis e intérprete de Libras. Vai ser uma festa linda, acessível e totalmente inclusiva!”, disse a secretária de Pessoa com Deficiência, Tatiana Castor.

Identificação de crianças

As equipes da Secretaria de Assistência Social e Cidadania atuarão, com apoio da contrapartida do Passaporte Universitário, com a identificação infantil com pulseiras, das 18h às 22h. Nelas constarão o nome da criança e o telefone de contato do responsável para facilitar a localização.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui