A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, promove entre os dias 10 e 13 setembro, na Arena da Barra, o evento internacional ‘Volta ao Mundo Bambas’ (VMB). A competição reunirá mais de 500 capoeiristas de vários estados brasileiros que participam de seletivas do esporte ao longo do ano. Durante o torneio, também irão ocorrer rodas de conversa e vivências, oficinas, avaliações e mentorias.
O Volta ao Mundo Bambas, que já contou com edições na Europa e Estados Unidos, promove a capoeira em formato de liga, com etapas, ranking oficial e foco em sua preservação, além do fortalecimento de sua importância cultural. Considerado o maior evento de capoeira do mundo, o evento será disputado nas categorias infanto-juvenil, adulto, feminino, máster e treinador, incentivando o desenvolvimento de atletas em diferentes categorias e faixas etárias.
O subsecretário de Cultura e das Utopias, Alex Bittencourt, explicou o intuito de promover o evento no município. “É um prazer e orgulho trazer esta competição para Maricá. A capoeira é uma cultura que possui os seus valores históricos e sentimentais. Será um evento incrível”, contou.
“Nós teremos 245 atletas maricaenses participando do VMB e levando o nome do município para o topo do ranking. É um evento que conquista o coração dos atletas, além de promover inclusão e interação entre eles”, completou Alex, que também é mestre de capoeira.
Um dos competidores do VMB será Erick Meireles, de 13 anos, que está entusiasmado em participar do evento. “Espero representar muito bem nosso município na competição. Estou me preparando com meu mestre e terei uma grande oportunidade de conhecer os melhores capoeiristas do mundo”, relatou o adolescente, morador de Ubatiba.