Comitiva da Guarda Civil de Cabo Frio realiza intercâmbio técnico em São Paulo

Com o objetivo de fortalecer a atuação da Guarda Civil Municipal, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Cabo Frio enviou, nesta semana, uma equipe especializada para um intercâmbio técnico em Paulínia e São Paulo. A iniciativa visa incorporar tecnologias avançadas e boas práticas adotadas por instituições de referência no país.

Na quinta-feira (31), a comitiva, liderada pelo inspetor geral, Ângelo Amaral, conheceu a estrutura da guarda municipal armada de Paulínia, destacada pela alta capacitação, uso de tecnologia de ponta, patrulhamento estratégico e viaturas especializadas. O município conta com um Centro Tecnológico de monitoramento que reduziu em mais de 70% os índices de furtos no primeiro ano, por meio do monitoramento integral das vias públicas.

Durante a visita, foi apresentado o setor de pronta resposta da Guarda Municipal local, Inspetoria de Operações Especiais-IOPE, formado por mais de 400 agentes armados, realidade ainda não implementada no Rio de Janeiro, mas com ampla aceitação da população.

Os integrantes também visitaram o Smart Sampa, um dos maiores centros de inteligência do país, equipado com o sistema “sentinel”, tecnologia desenvolvida pela própria guarda municipal. O sistema já permitiu mais de 3 mil flagrantes neste ano, sem a necessidade de disparos, refletindo alta eficiência e controle no uso do armamento.

Participaram da comitiva, os coordenadores de Ensino, Douglas Ribeiro; da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), Matheus Henrique; do Observatório Municipal de Segurança, Rafael Peixoto; e do Grupamento Tático Móvel, Marcelo Arruda.

“A experiência em Paulínia e São Paulo foi muito enriquecedora. Pudemos aprender práticas importantes para aplicar na nossa cidade, o que reforça nosso compromisso com a qualificação e modernização da Guarda”, destacou o comandante Amaral.

Na sexta-feira (1º), já na capital paulista, os guardas foram prestigiar a formatura dos servidores Leonardo Thimóteo e Vinícius Braga que participaram da segunda turma do curso de operador de drone para segurança pública, certificação já obtida anteriormente pelos guardas Matheus Henrique e Marcelo Arruda. Atualmente, a Guarda Civil de Cabo Frio conta com quatro profissionais especializados no uso de drones para aprimorar suas operações.

Anúncio
Fisioterapia

A equipe retornou na madrugada do sábado (2), trazendo conhecimentos que contribuirão para o aprimoramento e fortalecimento da instituição.

Esta ação faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria de Segurança e Ordem Pública que busca elevar a eficiência e o compromisso da Guarda Civil Municipal com a população de Cabo Frio.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui