A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, deu início nesta terça-feira (12) à Jornada Pedagógica 2025 do Colégio Municipal Paulo Freire. O evento, que segue até quinta-feira (14), é uma tradição no calendário escolar e integra a identidade do Curso Normal (Formação de Professores), único do município.
Com o tema “Neurociência e Ludicidade”, a Jornada tem como objetivo fortalecer a prática pedagógica, unindo teoria e prática na formação docente. Este ano, o foco foi a Educação Infantil e a primeira infância, com atividades desenvolvidas pelos estudantes para atender desde a Educação Infantil até o primeiro segmento do Ensino Fundamental.
As barracas e oficinas pedagógicas, preparadas e decoradas pelos alunos, trouxeram propostas criativas voltadas ao universo da primeira infância, promovendo experiências de aprendizado lúdicas e significativas.
Um dos destaques da programação foi o intercâmbio com o Instituto de Educação Professores Margomes de Azevedo, de Cabo Frio — instituição estadual dedicada exclusivamente à formação de professores. Os alunos do instituto visitaram o Colégio Paulo Freire para conhecer as barracas, participar das atividades e trocar experiências sobre a prática pedagógica. A iniciativa fortaleceu o vínculo entre as instituições e já prevê, para um futuro próximo, uma visita dos alunos de Búzios ao instituto em Cabo Frio.
A programação da Jornada incluiu palestras, apresentações, rodas de conversa, oficinas, circuitos de atividades e apresentações culturais, distribuídas em três dias:
Terça-feira (12/08): Abertura, palestra com o professor René do Valle e roda de conversa.
Quarta-feira (13/08): Apresentações, visitação às barracas, oficinas pedagógicas e interação com os visitantes do instituto de Cabo Frio.
Quinta-feira (14/08): Apresentações, visitação às barracas, lanche coletivo e encerramento com a Ciranda dos Bichos.
O Colégio Municipal Paulo Freire reafirma, com esta iniciativa, o compromisso de preparar profissionais qualificados e conscientes do papel transformador da educação na vida das crianças e na construção de uma sociedade mais justa.




