A Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (CIVITAS), da Prefeitura do Rio de Janeiro, está entre os semifinalistas do Seoul Smart City Prize 2025, com solução criada para apoiar a segurança pública. O App CIVITAS foi anunciado nesta sexta-feira (01/08) pela organização da principal premiação global voltada para cidades inteligentes. O sistema reúne um conjunto de soluções tecnológicas de vigilância e monitoramento, que integram mais de 70 terabytes de dados e mais de 5.500 equipamentos públicos. Esse cruzamento é feito de forma inteligente e sistemática, em segundos, para promover apoio às forças de segurança e ao sistema de Justiça, permitindo ações mais ágeis, precisas e estratégicas. Ele ainda permite o monitoramento, em tempo real, de movimentações suspeitas de veículos.
“Criamos a CIVITAS há pouco mais de um ano com a missão clara de usar tecnologia e dados para apoiar a segurança pública. Todos esses milhares de dados que a cidade produz todos os dias são cruzados de forma inteligente, em segundos, para facilitar a ação das polícias e do sistema de Justiça. Estar entre os semifinalistas de um prêmio internacional mostra que o Rio está no caminho certo, fazendo o dever de casa com inteligência e protagonismo, como deve ser”, afirma o prefeito Eduardo Paes.
Organizado pelo Governo Metropolitano de Seul, em parceria com a Organização Mundial de Cidades Sustentáveis e Inteligentes (WeGO), o prêmio reconhece políticas e tecnologias inovadoras com foco em inclusão social, sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida urbana. A cerimônia acontecerá entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, na capital sul-coreana.
O App CIVITAS foi selecionado na categoria Inovação em Tecnologia em Cidades, que contempla soluções baseadas em inteligência artificial e big data. Entre os projetos finalistas estão iniciativas de cidades como Dubai, Hong Kong, Pequim, Kuala Lumpur, Londres e Rabat. O Rio de Janeiro é uma das únicas cidades da América Latina na disputa, ao lado de iniciativas do Peru e da Guatemala.
“O reconhecimento da CIVITAS como semifinalista do Seoul Smart City Prize 2025 reafirma o compromisso do Rio em usar tecnologia e integração de dados para apoiar a segurança pública. Nossa equipe técnica, com criatividade e competência, desenvolve soluções próprias para aumentar a capacidade de monitoramento da CIVITAS, uma prova de que inovação local pode gerar impacto real para o carioca”, completa o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
Entre os brasileiros, apenas dois projetos chegaram à semifinal — e o App CIVITAS é o único voltado à segurança pública urbana. Desenvolvido por equipe própria da Prefeitura, o sistema vem sendo usado para apoiar ações em áreas de ordenamento urbano, grandes eventos e monitoramento de ocorrências.
“A CIVITAS nasce da capacidade de usar o que a cidade já tem — como o data lake municipal, que cruza dados de mais de 20 secretarias — com um olhar específico para apoiar a segurança pública. Com pouco mais de um ano de existência, conseguimos estruturar uma inteligência operacional que hoje já apoia investigações, operações e decisões estratégicas da cidade do Rio. Ser semifinalista de um prêmio global é a confirmação de que inovação no setor público é possível e necessária”, afirmou Davi Carreiro, chefe executivo da CIVITAS.
Com a nomeação, a Prefeitura do Rio ganha projeção internacional como referência em inovação pública orientada por dados, reforçando o compromisso com uma cidade mais eficiente, segura e conectada com as necessidades da população.
Sobre o Seoul Smart City Prize
Criado para reconhecer cidades e soluções que combinam inovação tecnológica e impacto social, o Seoul Smart City Prize se consolidou como uma das premiações mais relevantes do setor. O foco da edição de 2025 é destacar projetos que contribuem para cidades inclusivas, sustentáveis e centradas nas pessoas, especialmente em benefício de populações vulneráveis. A premiação final acontece entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro.
Sobre a CIVITAS
A Central de Inteligência, Vigilância e Tecnologia em Apoio à Segurança Pública (CIVITAS) é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, sediada no Centro de Operações Rio (COR). A central utiliza tecnologia e análise de dados para apoiar as forças de segurança, Justiça e órgãos operacionais estaduais, municipais e federais no combate a atividades ilegais. Com cerca de 1.500 radares e 5.000 câmeras, a CIVITAS desenvolve ações preventivas e fornece inteligência para investigações.
Um dos destaques é o Cerco Eletrônico, que rastreia veículos em tempo real e emite alertas sobre movimentações suspeitas, integrando-se diretamente às forças policiais para agilizar operações, prisões e resoluções de inquéritos. Nenhum monitoramento de suspeitos pela CIVITAS é feito sem um ofício enviado pelas forças de segurança e pelos órgãos competentes, sempre ligado a um inquérito, boletim de ocorrência, processo judicial ou operação policial.
Imprensa:
Carolina Oliveira Castro
[email protected]
Foto: Renan Amorim