Búzios conquista 4º lugar nacional no Prêmio Cidade Caminhável 2025 com o projeto Búzios Eco Trail

A Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria do Clima e Sustentabilidade, alcançou o 4º lugar nacional na categoria “Cidades Pequenas” do Prêmio Cidade Caminhável 2025, promovido pelo Instituto Caminhabilidade, com apoio da organização internacional Urban 95 e parceria da Walk 21.

O reconhecimento foi concedido pelo projeto Búzios Eco Trail, idealizado pelo secretário e biólogo Evanildo Nascimento e pelo coordenador de Unidades de Conservação Bernardo Corty. A iniciativa incentiva a mobilidade ativa por meio de trilhas ecológicas que interligam unidades de conservação e promovem a sustentabilidade no município.

O prêmio reconhece projetos públicos que melhoram a caminhabilidade — a facilidade de se deslocar a pé com conforto e segurança — e, nesta terceira edição, avaliou iniciativas realizadas entre janeiro de 2024 e dezembro de 2025. Ao todo, 57 inscrições de 38 cidades de 13 estados foram validadas, abrangendo todas as regiões do país, exceto a Norte.

Trilha ecológica que conecta e preserva

O Búzios Eco Trail se destacou nos critérios de avaliação, que incluíram caminhabilidade, impacto, participação social, colaboração e inovação, alcançando nota 3,8 (o primeiro colocado obteve 4,2). Entre os circuitos reconhecidos estão a trilha Brava–Forno e Canto–Tartaruga.

Inaugurada em 2023, a primeira etapa do projeto oferece um percurso de 1,5 km ligando o Parque Municipal da Lagoinha (Praia do Forno) ao Monumento Natural da Brava. Além de promover a mobilidade ativa, a iniciativa integra a agenda “Sustentabilidade Ambiental e Urbanística Búzios 2030” e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente os ODS 6 (Água Potável e Saneamento) e 14 (Vida na Água).

Em 2024, o compromisso ambiental de Búzios já havia sido reconhecido internacionalmente pela ONU-Habitat.

Mais que turismo: um legado cultural e sustentável

O projeto também resgata caminhos utilizados pela comunidade pesqueira tradicional nas décadas de 1950 e 1960, reinterpretando-os com foco na preservação ambiental, áreas verdes resilientes e educação ecológica. Todos os trechos contam com sinalização informativa, incentivo à reciclagem e envolvimento de trabalhadores locais, gerando emprego, renda e fortalecendo a economia circular com base no turismo sustentável.

Anúncio
Fisioterapia

O secretário Evanildo Nascimento ressaltou a importância do prêmio:

“Mais um reconhecimento fruto de um trabalho profícuo em sustentabilidade ambiental e climática. Queremos avançar na estrutura e manutenção das trilhas, conectando praias e unidades de conservação, promovendo turismo de aventura e recuperação ambiental em todo o município.”

Visibilidade nacional

Todas as iniciativas inscritas no prêmio integram o Mapa Público de Ações para a Caminhabilidade nas Cidades Brasileiras, criado após a Política Nacional de Mobilidade Urbana (2012), ampliando a divulgação de boas práticas.

A conquista buziana também contou com apoio de instituições como ITDP Brasil, WRI Brasil, Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Urban 95, reforçando a posição de Búzios como referência em políticas de mobilidade sustentável e turismo ecológico no país.

Participe! Seja a voz da sua cidade: envie sugestões, pautas e relatos locais.
Compartilhe e comente para valorizar iniciativas que unem sustentabilidade, turismo e preservação.

Editorial Conexão Lagos – WhatsApp: (21) 97949-0675

Não esqueça de seguir Conexão Lagos no Instagram

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui