13ª Conferência Municipal de Saúde reúne especialistas e profissionais da área em São Pedro da Aldeia

A 13ª Conferência Municipal de Saúde reuniu especialistas, sociedade civil e profissionais da área em São Pedro da Aldeia. O encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, aconteceu nesta terça-feira (05/08), no Ministério Cristão Aprisco, no Centro. Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Fábio do Pastel, a secretária da pasta, Maria Márcia Fontes, o secretário adjunto de Média e Alta Complexidade, Marcelo Almeida Fonseca e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tatiana Leal.

Durante o encontro, foram apresentadas diversas palestras e estudos acerca da saúde pública em nível municipal e federal. Sob o tema “A qualidade de vida começa na saúde: resgatando os princípios básicos do SUS”, a Conferência teve como propósito intensificar o diálogo com a sociedade, fortalecer os mecanismos de controle social e promover a construção coletiva de políticas públicas mais eficazes e inclusivas.

O prefeito Fábio do Pastel abriu a cerimônia falando ao público presente. “Gostaria de agradecer a todos os presentes em nossa conferência no dia de hoje. Sabemos dos desafios que temos pela frente e, acima de tudo, do trabalho que precisa continuar para que nossa cidade tenha um serviço de saúde pública cada vez melhor. Quem cuida dos nossos moradores são vocês, profissionais da saúde e gestores, e me alegra muito perceber o empenho e a dedicação de cada um presente neste encontro. Desejo a todos uma boa conferência e, também, sabedoria para que as melhores escolhas sejam tomadas em prol da população”, disse.

A Conferência Municipal de Saúde teve como foco central a discussão de temas estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), estruturados em seis eixos temáticos. O Eixo I abordou o tema “Financiamento do SUS: Otimização dos recursos e a judicialização na saúde”, com ênfase na sustentabilidade financeira e nos impactos jurídicos sobre a gestão. O Eixo II tratou da “Qualidade no Atendimento do SUS”, destacando a importância da humanização e da resolutividade nos serviços de saúde. O Eixo III foi dedicado aos “Princípios Básicos do SUS”, reforçando a concepção da saúde como um direito fundamental do cidadão.

Já no Eixo IV, foi debatida a participação popular no processo de gestão do SUS, reconhecendo o papel central do controle social. O Eixo V teve como foco “A Gestão no SUS”, com ênfase no gerenciamento de pessoas como elemento estratégico para a eficácia administrativa do sistema. Encerrando a programação, o Eixo VI discutiu a “Inovação Digital na Saúde”, com enfoque na otimização de recursos e na gestão qualificada de dados.

Para a secretária de Saúde, Maria Marcia Fontes, a conferência é de grande importância para o planejamento municipal. “É nesse espaço que a gente vai construir todos os nossos instrumentos de gestão para os próximos quatro anos. A sociedade organizada tem representação aqui, neste momento, nas diversas áreas que foram convidados para ocupar esse espaço. O que não podemos é perder a noção da realidade, ela tem que ser dada de pé no chão. Não se faz gestão com irresponsabilidade. Então, vocês têm uma grande responsabilidade na gestão de nossa saúde pública e que as decisões tomadas hoje possam atender melhor a nossa população”, declarou.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tatiana Leal, também destacou o impacto do encontro na gestão do município. “É com enorme satisfação e senso de responsabilidade que realizamos a nossa 13ª Conferência Municipal de Saúde. Quero, em primeiro lugar, agradecer a todos. Agradeço as autoridades, aos profissionais de saúde, aos representantes das instituições e conselhos e, em especial, a população aldeense. Razão de ser e de todo o nosso trabalho. Eu quero também deixar um agradecimento especial à nossa Comissão de Organização, que foi uma convenção enorme, praticamente todo o Conselho Municipal e toda a Secretaria de Saúde. Cada detalhe que vocês estão vendo hoje aqui foi organizado e planejado pela nossa comissão, então vocês são especiais. A gente não consegue fazer nada sozinho. Muito obrigada”, finalizou.

Anúncio
Fisioterapia

Os participantes foram divididos em seis grupos com o objetivo de apresentar propostas para o município de acordo com cada eixo apresentado na conferência. Cada grupo elegeu cinco delegados e apresentou cinco propostas, que foram votadas conforme a demanda do município. As demandas mais votadas serão analisadas e consolidadas no Plano Municipal de Saúde 2026-2029.

Durante a conferência, estiveram representando o Poder Legislativo aldeense os vereadores Paulo Santana e Pedro Abreu.

Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui