Trabalho de Maricá recebeu menção honrosa no I Congresso Brasileiro do Instituto de Nutrição do Cérebro e Coração
Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, foi destaque no I Congresso Brasileiro do Instituto de Nutrição do Cérebro e Coração (INCCOR), que foi promovido nos dias 04 e 05 de julho. Na ocasião, profissionais do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara receberam uma menção honrosa pelo trabalho apresentado, com o tema “Manejo Nutricional em Lactentes com Pneumonia Broncoaspirativa: Uma Abordagem Multidisciplinar”. O reconhecimento foi concedido por conta da relevância científica da pesquisa, originalidade e contribuição para que sejam estabelecidos avanços na área.

O trabalho científico analisa a importância do cuidado nutricional no tratamento de bebês acometidos pela pneumonia broncoaspirativa, condição respiratória que, geralmente, está associada à aspiração de alimentos ou líquidos. A pesquisa destaca como a intervenção nutricional adequada — integrada a uma equipe multidisciplinar —, contribui para a melhora do estado clínico dos lactentes, favorecendo a recuperação pulmonar, o ganho de peso e a prevenção de complicações associadas à broncoaspiração.

A apresentação da pesquisa foi realizada de forma on-line pelas nutricionistas Daiana Carvalho da Silva e Luanna Rodrigues de Pão Rocha, junto à médica Marina Azevedo Assis, que representaram o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara no congresso do INCCOR.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, afirmou que investir em ensino e pesquisa é uma das prioridades da gestão.

“As produções de ensino e pesquisa realizadas por profissionais da nossa rede de saúde são fundamentais para fortalecer a prática assistencial e ampliar o conhecimento técnico-científico. Essas iniciativas revelam experiências exitosas e inovadoras desenvolvidas em Maricá, que podem servir de referência para outros municípios. Estamos valorizando e incentivando esse trabalho, estabelecendo um cuidado mais eficiente e humanizado”, ressaltou.

Luanna Rodrigues de Pão Rocha, nutricionista do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, pontuou o papel do trabalho apresentado para a unidade e à sociedade.

Anúncio

“Com o trabalho apresentado, destacamos a importância do acompanhamento nutricional individualizado e da avaliação diária no cuidado hospitalar, especialmente em contextos críticos. Receber uma menção honrosa por esse relato reforça o valor da atuação da equipe de nutrição dentro do SUS e o impacto direto que o cuidado nutricional pode ter na recuperação dos pacientes”, concluiu.

Hospital é referência no cuidado à população

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, localizado em São José do Imbassaí, é referência na cidade em cirurgias de diversas especialidades, atendimento ao trauma referenciado, serviços oftalmológicos aos pacientes encaminhados, além de contar com um centro de imagem de ponta, disponibilizando diversos exames aos agendados ou internados na unidade. A assistência no local é disponibilizada somente às pessoas encaminhadas pelos serviços da rede ou agendadas, não atendendo por demanda espontânea (livre procura).

Em outra frente, para ampliar os cuidados oferecidos no local, foram iniciadas as obras da primeira etapa da Cidade da Saúde Dr. Ernesto Che Guevara, que fazem parte do projeto de ampliação da unidade hospitalar situada no local. As intervenções buscam oferecer ainda mais serviços aos maricaenses, como de hemodiálise (procedimento que substitui a função dos rins) e hemodinâmica (tratamentos cardiovasculares).

Além disso, serão construídos mais leitos de enfermaria cirúrgica, salas para operações, enfermaria coronariana, um prédio administrativo e o centro de imagem será ampliado. Em outra fase, o projeto também prevê a elaboração do Hospital da Mulher, da Criança e uma maternidade.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui