Projeto de Maricá leva pessoas em situação de rua a vivências culturais e de pertencimento
Foto: Clarildo Menezes


Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu um momento de interação e cultura local a um grupo de dez pessoas em situação de rua. Na tarde desta quarta-feira (30/07), eles foram levados à Fazenda Joaquin Piñero, no Espraiado, onde puderam conhecer um lugar histórico do município.

Durante a visita, o grupo também conheceu a Unidade de Produção Agroecológica, que funciona nas proximidades da própria fazenda desde 2016. No espaço, são cultivados alimentos agroecológicos sem o uso de agrotóxicos, com respeito ao meio ambiente e à sustentabilidade. Esses alimentos são destinados, principalmente, ao abastecimento de pessoas em situação de vulnerabilidade em Maricá, contribuindo com segurança alimentar e inclusão social.

O “Caminhos da Esperança” surgiu, inicialmente, após a identificação de uma demanda significativa de idosos em situação de rua no município. A proposta do projeto é oferecer não apenas acolhimento, mas experiências de pertencimento, cultura e reconexão com a cidade. As atividades são pensadas para incentivar o resgate da autoestima e a valorização das vivências de cada participante.

“Com esse projeto conseguimos fortalecer o vínculo e fazer com que eles entendam que a vida ainda proporciona novos caminhos e propósitos”, disse a assistente social Ana Cláudia Silva, uma das idealizadoras do “Caminhos da Esperança”.

Maria de Fátima Rodrigues, de 72 anos, que atualmente frequenta a Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, em Araçatiba, ficou emocionada com a experiência. “Tudo é muito maravilhoso. Já estive em muitos lugares no mundo, mas ainda não conhecia alguns pontos aqui de Maricá. É bom ver que existem humanos que acreditam que outros, como nós, também temos direitos às coisas”, afirmou.

A Unidade de Produção Agroecológica da Fazenda Joaquin Piñero é um espaço multifuncional que vai além da produção de alimentos. Ali são desenvolvidas práticas sustentáveis que envolvem educação ambiental, capacitação de produtores e promoção da agricultura familiar, alinhadas aos princípios da agroecologia. O projeto também fortalece políticas públicas voltadas para segurança alimentar e inclusão social do município.

Anúncio
Fisioterapia

O passeio à fazenda foi a segunda atividade do projeto “Caminhos da Esperança”, que já havia levado o grupo anteriormente para visitar ao Espaço Nave-Planetário, em Itaipuaçu. A continuidade dessas ações reforça o a preocupação do governo municipal com uma abordagem mais humana e transformadora na política de atendimento à população em situação de rua.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui