A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta terça-feira (29/07), uma atividade na Horta Orgânica Comunitária do Condado para os alunos atendidos pela Escola Do Idoso. A iniciativa reuniu 70 alunos do Polo Centro no primeiro dia de volta às aulas.
Durante a visita, foi apresentado o trabalho realizado com compostagem, plantio de hortaliças e tubérculos, distribuição de mudas, além de uma conversa sobre sustentabilidade e a importância da segurança alimentar. Os alunos também puderam colher e levar mudas de alface, coentro para casa.
“A gente faz uma atividade com a horta comunitária orgânica dentro do nosso bairro junto com a conservação da Somar. Sempre fazemos atividade nas escolas, com crianças e adolescentes, e hoje estamos recebendo a turma da terceira idade, do polo centro, para aprenderem sobre colheita, plantio e segurança alimentar. A partir de hoje vamos começar o projeto ‘É plantando que se colhe’ com aulas práticas e teóricas”, comentou Charles Carvalho, coordenador de conservação da base do Condado.
Segundo Adriana Ribeiro, gerente de ensino de idosos da Secretaria de Educação, a atividade promove interação com a natureza, aprendizado sobre sustentabilidade e meio ambiente e fortalece o conhecimento.
“A nossa proposta é uma aula semanal aqui no projeto da horta comunitária. Então vamos trabalhar com eles o estudo de solo e adubação. Vamos ter um canteiro permanente que eles vão acompanhar toda semana, desde a parte do adubo até o plantio, cultivo, acompanhamento do desenvolvimento e a colheita”, explicou.
A ação foi comemorada pelos alunos, que demonstraram entusiasmo com a iniciativa e com o retorno das aulas. “Isso tudo é maravilhoso. Vamos vir aqui uma vez na semana colocar a mão na massa e aprender muito”, afirmou a aluna Dalva Torres, de 77 anos. “Eu estou encantada, é tudo muito lindo. Eu gostei de tudo, desde os nove anos que eu planto. Eu amo a plantação”, comentou a aluna Acileia da Silva, de 82 anos.
A Escola do Idoso é um projeto da Prefeitura de Maricá voltado para a promoção da educação, inclusão e valorização da terceira idade, com atividades pedagógicas, culturais e sociais.