A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), deu início nesta sexta-feira (11/07) ao Curso Básico de Inteligência Artificial, com o tema “Fundamentos de Inteligência Artificial e Primeiras Automações”.
A formação acontece na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia, localizada na Avenida Roberto Silveira, 1978 – no espaço Território do Futuro – e integra o conjunto de ações do programa “Agora Maricá” para o desenvolvimento tecnológico e social da cidade.
O curso reuniu mais de 30 pessoas interessadas em conhecer as principais aplicações da inteligência artificial e como ela pode ser utilizada para otimizar tarefas e criar soluções tecnológicas no dia a dia.
Responsável pela condução das aulas, Fabrício Dias, professor de Inteligência Artificial da Universidade de Vassouras em Maricá, destacou o papel transformador da iniciativa.
“A ideia é democratizar o acesso ao conhecimento tecnológico. Estamos oferecendo uma base sólida para que os alunos compreendam a lógica da inteligência artificial e consigam aplicar isso em suas rotinas pessoais ou profissionais”, explicou.
Ana Cláudia Almeida, de 48 anos, moradora de Itaipuaçu, nutricionista e esteticista, foi uma das participantes da aula inaugural. “Mesmo sem ter formação na área de tecnologia, me senti muito acolhida. O conteúdo é acessível e me ajuda a pensar em novas formas de otimizar meu trabalho com ferramentas digitais. Sou formada pelo Passaporte Universitário e agora quero investir na tecnologia para inovar no meu atendimento e oferecer um serviço mais moderno aos meus pacientes”, contou.
O curso faz parte das iniciativas do município voltadas à inovação, inclusão digital e construção de um polo de tecnologia e conhecimento em Maricá.