O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, lançou nesta quinta-feira (10/07) o Festival Somos Latinos, que será realizado entre os dias 16 e 19 de outubro de 2025, na Orla do Parque Nanci, em Maricá (RJ). O evento contará com a participação de representantes de 20 países da América Latina, em uma celebração voltada à diversidade cultural, à integração entre povos e ao sentimento de pertencimento latino-americano.
“Nosso objetivo é projetar Maricá no cenário turístico mundial. Os turistas latino-americanos representam um público internacional muito próximo de nós. Estamos promovendo esse intercâmbio com os países vizinhos para que o município se torne cada vez mais um polo cultural no Brasil”, declarou Quaquá.
A programação do festival inclui mais de 10 atrações musicais, gastronomia típica latino-americana, oficinas culturais, palestras e o concurso literário ‘Somos Latinos’, voltado para escritores amadores da cidade. Vinte textos com o tema “identidade e pertencimento latino-americano” serão selecionados para compor uma coletânea a ser distribuída em escolas e bibliotecas do estado. O autor do melhor texto será premiado com um intercâmbio cultural em Medellín, na Colômbia.
“O projeto foca em valorizar a cultura latino-americana, democratizando o acesso à cultura para toda a população. Maricá é uma cidade acolhedora e escolhemos promover o evento aqui justamente por conta disso”, explicou Tatianne Quima, diretora executiva da BR4 Branding, empresa responsável pela organização do festival.
A InterTV RJ, afiliada da TV Globo, será a mídia oficial do festival, e levará a cobertura do evento para 500 municípios brasileiros. “Maricá, hoje, é um município que se preocupa muito com a cultura. A cidade está na área de cobertura da InterTV e temos por obrigação apoiar esse grande evento”, destacou Ricardo Uchôa Matos, diretor executivo da emissora.
O Festival Somos Latinos é uma iniciativa inédita que promete transformar Maricá em um ponto de encontro da cultura latino-americana, fomentando o turismo, o diálogo entre nações e a valorização das raízes culturais do continente. Além do Brasil, terão representação no evento a Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.
Feira e concurso literários
Como parte das ações de legado do projeto, será promovido o concurso literário “Somos Latinos – uma coletânea de contos, crônicas e poesias sobre identidade e pertencimento latino-americano”, voltado a escritores amadores moradores de Maricá.
Ao todo, 20 textos serão selecionados para compor uma coletânea publicada de forma independente, com distribuição garantida em bibliotecas públicas e escolas municipais. A proposta é democratizar o acesso à literatura produzida localmente, ampliando vozes que traduzem o sentimento de ser latino a partir do olhar maricaense.
Além da publicação, os três primeiros colocados receberão pacotes de cursos voltados à formação literária. O vencedor do concurso ganhará um intercâmbio cultural para Medellín (COL), onde conhecerá a Biblioteca Parque España.
O festival também terá uma feira literária à céu aberto. Com uma curadoria voltada para seleção de obras escritas por latino-americanos, o evento dará a oportunidade de conhecer novas vozes contemporâneas e conectar os moradores de Maricá com a grandeza literária que acompanha a história da América Latina.