Maricá realiza Oficina de Artes Infantil no Centro de Referência em Políticas Inclusivas
Foto: Katito Carvalho


Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, realizou nesta terça-feira (15/07) uma oficina de artes voltada para o público infantil no Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI). A atividade fez parte da programação de férias promovida pela unidade.

Durante a oficina, as crianças participaram de atividades como pintura em vasos de barro e pinturas em tela. Com o apoio de educadores especializados, os alunos foram estimulados a desenvolver habilidades cognitivas, motoras e criativas.

A gerente da equipe técnica do CRPI, Crys Perlingeiro, destacou a importância de oferecer esses espaços para os alunos durante as férias. “Ao longo do ano eles realizam atividades individuais. Então, além de trabalharmos a expressão criativa e o desenvolvimento de habilidades, tem a questão da convivência, que é o objetivo desse período de férias”, explicou.

Para a instrutora Talitha Furtado, a oficina contribui diretamente para a independência das crianças. “Além de estimular a criatividade e incentivar a interação social, a atividade teve como objetivo promover a autonomia e o cuidado com objetos artesanais”, completou.

A oficina também tem gerado impactos positivos no dia a dia das famílias. Gisele Dallossi, de 54 anos, avó do aluno Raphael, de 7 anos, com TDAH e ansiedade, destaca a importância do projeto para o neto: “As oficinas são um tratamento, uma terapia que pode ajudá-lo muito com o tempo. Ele adora, não quer faltar e já sabe até onde fica o Centro”, contou.

“A atividade é bem legal, eu gostei muito de pintar e deixar tudo colorido”, disse Raphael, que participa pela segunda vez.

Anúncio

Outra participante, Sara, de 9 anos, também falou sobre os benefícios dos trabalhos para o bem-estar: “Eu gosto da pintura, porque é boa pra mente”.

Já Isabel Regina, de 47 anos, mãe do aluno Isaac Victor, que tem o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e ansiedade generalizada, também reconheceu o impacto das oficinas no cotidiano do filho, que já participa do projeto há alguns anos. “A oficina tira ele do foco das telas, principalmente durante as férias, quando ele tem mais acesso. É uma terapia que distrai e melhora muito o desenvolvimento dele como um todo. É um trabalho muito importante e que precisa continuar ajudando essas crianças”, afirmou.

Ao final das atividades, as obras produzidas pelas crianças são expostas no CRPI e em eventos que contam com a participação do projeto. Os alunos também podem levar os trabalhos produzidos para casa após o término da programação.

O CRPI segue com sua programação contínua de oficinas e ações voltadas à promoção da autonomia e inclusão das pessoas com deficiência em Maricá. Além de atividades para o público infantil, o centro oferece capacitações laborativas, atendimentos terapêuticos e apoio a todas as famílias assistidas.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui