A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promove qualidade de vida e inclusão social à população da terceira idade. Dona Maria José Barboza, de 94 anos, é aluna do projeto e participa ativamente das atividades na Casa do Idoso de Itaipuaçu.
Mais conhecida como Dona Zezé, Maria frequenta o espaço desde que veio morar em Itaipuaçu há 4 anos. Ela conheceu a Casa por meio de uma amiga, que também participa da iniciativa.
Natural de Maceió, Dona Zezé veio para o Rio com 20 anos. Antes de chegar em Maricá, ela morava em Jacarepaguá e trabalhava com vendas de cosméticos e dava palestras sobre produtos de beleza.
Ela conta que sempre fez atividades físicas e demonstra entusiasmo ao falar da Casa da Terceira idade. “Sorte a minha morar perto da Casa da Terceira idade, aqui é a minha segunda casa. É um trabalho muito lindo feito para todos os idosos”, afirma.
A aluna frequenta a Casa três vezes na semana e destaca as atividades que mais gosta de fazer. “Eu gosto muito de fazer hidroginástica e alongamento. Eu faço muito bem os alongamentos e sou elogiada”, disse.
Dona Zezé destaca os benefícios de participar do Projeto. “Eu me sinto bem melhor e muito acolhida por todos, aqui eu fiz novas amizades. Eu melhorei muito a minha saúde com as atividades que faço aqui”, ressalta.
A Casa da Terceira Idade oferece atendimento, atividades recreativas e acompanhamento psicológico e neuropsicológico, buscando o bem-estar, a qualidade vida e inclusão social da população idosa.