
O final de semana foi de novidade em São Pedro da Aldeia. O trecho da Rua Nilo Peçanha, no entorno da Igreja Matriz, e o início da Rua João Martins contaram com um fluxo intenso no domingo (27/07), mas não foi de carros e motos. Os patins, skates e bicicletas ganharam a via na primeira edição do projeto “Domingo, a Rua é Nossa”, da Secretaria de Esportes e Lazer. No coração da cidade, diferentes gerações reuniram-se para retomar a tradição de brincar na rua. O prefeito Fábio do Pastel marcou presença durante o evento.


O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos destacou a importância de promover o brincar ao ar livre e longe de telas. “O evento foi magnífico, superou a expectativa de público. As crianças e os adolescentes saíram um pouco do celular e a família veio para a rua, que era a nossa intenção. Nosso objetivo é dar a oportunidade para essa nova geração participar de brincadeiras de rua, com segurança e as vias fechadas. Estou confiante que as próximas edições serão ainda melhores e a nossa previsão é realizar o evento todo último domingo do mês”, apontou.



Durante o evento, trechos da Rua Nilo Peçanha e da Rua João Martins, até a altura da Rua Aluísio Martins de Souza, ficaram fechados para a circulação de veículos e completamente liberados para pedestres. A iniciativa incentiva a prática de atividades de lazer e o uso dos espaços públicos de forma segura e acessível.

As famílias aprovaram a ação. É o que aponta o casal Karla e Anderson Simões, que fez questão de levar o filho Davi, de 11 anos, para andar de patinete. “São Pedro respira família. Nós estamos amando essa iniciativa, bem no centro, bem localizado, fácil de chegar. Meu filho é autista e passou a tarde interagindo, andando de patinete, jogando bola. Sou muito grata ao prefeito Fábio, foi graças à gestão dele que consegui fazer a identidade do meu filho que facilitou muito a nossa rotina. Estamos muito felizes e aguardamos as próximas edições”, contou Karla Simões.
A programação contou com a presença voluntária de instrutoras de patins, representantes do Pedal Aldeia e de especialista em recreação com bolhas gigantes de sabão, que auxiliou as crianças e os familiares e promoveu uma experiência única para os participantes.



Novos na cidade, Patrícia Souza e Anderson Silva se mudaram esse ano para o bairro Fluminense e comentaram sobre poderem levar a filha Ana Vitória, de sete anos, para andar de patins. “Estávamos no Aterro do Flamengo, no Rio, e comentamos que São Pedro da Aldeia também poderia ter uma ação parecida, e qual foi a nossa surpresa ao chegar aqui e ver a divulgação. São Pedro tem um ambiente de família, conhecemos o carnaval e achamos bem legal, com as crianças brincando e curtindo. Agora, vamos acompanhar todo último domingo do mês para as próximas edições”, disse Patrícia Souza.



O evento contou com o apoio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, por meio da Guarda Civil Municipal, com o fechamento e ordenamento das ruas.


