'Escritório Social em Movimento' leva cidadania e inclusão para Inoã
Fotos: Thamyris Mello


Fotos: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, promoveu neste sábado (19/07) o ‘Escritório Social em Movimento’. O evento teve como tema “Cidadania e Acessibilidade: Direito é para todos”. Diversos serviços foram oferecidos à população pelos servidores municipais e da Defensoria Pública.

O primeiro local escolhido para receber a ação – prevista para acontecer mensalmente – foi Inoã, às margens da Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106). Foram ofertados atendimento e orientação jurídica, acesso a documentação, orientações com a equipe multidisciplinar da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão, além de atendimento a egressos do sistema prisional e seus familiares.

A secretária Tatiana Castor ressaltou a importância da descentralização dos serviços, facilitando o acesso do cidadão. “O nosso intuito é levar esse programa para todos os bairros de Maricá, para que as pessoas possam ter acesso aos seus direitos. Quem é atendido aqui já saem com ações já protocoladas ou podem dar andamento”, ressaltou.

“Estamos facilitando a população local. Os fóruns, geralmente, estão em determinados locais que, para muita gente, ficam longe da sua residência. Dessa forma a gente consegue, em um final de semana, trazer o acesso à justiça para essas pessoas”, comentou a defensora pública Natalie Bianchi Garcia.

Um dos serviços mais buscados durante a ação social foi a solicitação de curatela – processo para nomear um curador para uma pessoa que não pode tomar decisões por conta própria – por mães atípicas. Moradora do Jardim Atlântico Leste, Elisângela Oliveira foi acompanhada do filho autista Henrique Roberto.

“Meu filho completou de 18 anos e eu precisava dar entrada na curatela dele. Eu já precisava ir até a Defensoria Pública para conseguir essa ajuda. E acabou que eu também fiz a identidade dele aqui hoje. Cheguei e já fui logo atendida, muito bem recebida. Se eu não fizesse hoje, não sei quando faria. Já fui à Defensoria Pública algumas vezes e sei que é difícil, tem que chegar cedo para pegar número, e ir com ele fica mais difícil. Quando soube que teria aqui, aproveitei a oportunidade”, contou Elisângela.

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A auxiliar-administrativo Amanda Rocha, moradora de Inoã, também foi ao local para fazer a solicitação de curatela do filho, que é autista nível 03 de suporte não-verbal, e é atendido pela Casa do Autista – equipamento da Prefeitura de Maricá com atendimento especializado para essa população – e descobriu que aconteceria a ação pelas redes sociais.

“Como eu trabalho de segunda a sexta, pensei em aproveitar o sábado e tirar minhas dúvidas aqui. Se não tivesse acontecido essa ação, eu só conseguiria resolver nas minhas férias, que eu ia ter tempo para ir lá em Araçatiba, precisaria ligar para marcar… Saio satisfeitíssima”, concluiu Amanda.

Fonte: Prefeitura de Maricá

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