A Secretaria Municipal de Educação de Cabo Frio recebeu na manhã desta segunda-feira (30) a equipe da Secretaria de Educação de Iguaba Grande para uma visita técnica dedicada ao intercâmbio de experiências relacionadas à Educação Escolar Quilombola (EEQ) e à Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER), no âmbito da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
Representando Iguaba, participaram do encontro a coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais, Priscilla Albuquerque, e o coordenador de História, Guilherme Cavotti. O objetivo da visita foi conhecer de perto as práticas que têm colocado Cabo Frio em destaque nacional na implementação da PNEERQ. O município foi reconhecido recentemente com o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e recebeu um aporte financeiro de R$ 200 mil pelas iniciativas desenvolvidas na área.
Durante o encontro, as professoras Juliana Pacheco e Silvia Rhoem apresentaram a estrutura de gestão das políticas públicas locais, além de compartilhar experiências no campo da educação quilombola escolar e da construção de uma educação antirracista, pautadas na valorização da diversidade e no compromisso com a equidade.
A professora Débora Ribeiro, da Supervisão de Formação Continuada, também participou da reunião, destacando a importância das formações permanentes para o fortalecimento das práticas pedagógicas e o engajamento dos profissionais da rede.
O encontro foi marcado pelo diálogo e pela cooperação entre os municípios, reforçando o papel da troca de saberes como caminho para fortalecer políticas públicas que promovam justiça social e inclusão nas escolas.