Empenhada em fortalecer o vínculo entre escola e comunidade, a Secretaria de Educação de São Pedro da Aldeia segue promovendo o Programa Escola de Pais na rede municipal de ensino. Entre os meses de maio e julho, as Coordenações de Educação Preventiva e de Orientação Educacional promoveram uma série de encontros nas escolas municipais com o tema “A Prevenção e o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.
A iniciativa teve como objetivo promover a cultura de paz, o desenvolvimento de potencialidades e a ampliação do horizonte cultural dos participantes, por meio de atividades que contribuem para a inclusão social. “A Escola de Pais é um momento muito importante para ajudar no fortalecimento entre a família, a escola e todos os profissionais envolvidos. Certamente essa ação ajudará a estabelecer esse elo tão importante para os nossos alunos”, comentou a secretária de Educação, Danielle Corrêa.




As ações aconteceram em todas as unidades escolares, desde a Educação Infantil aos Anos Finais e EJA, sendo ministradas por profissionais como pedagogos, psicólogos e assistentes sociais. Os encontros contaram com palestras, workshops, rodas de conversa, grupos de discussão e outras atividades que visam orientar e prevenir, abordando temas sensíveis de forma acolhedora e educativa. A iniciativa promove, ainda, a interação entre pais e escola, abrindo canais de comunicação e incentivando conversas entre alunos, pais e educadores.




Para a coordenadora de Orientação Educacional, Rute Orrac, o programa representa uma oportunidade de transformação. “Na Escola de Pais, os pais não vão apenas participar, eles vão aprender. A escola identifica temas importantes e propõe encontros que tocam diretamente a realidade das famílias. Quando o pai aprende algo que transforma sua forma de pensar e agir, isso reflete no comportamento do filho. A mudança começa em casa e reverbera na escola. Nessa construção, o orientador educacional contribui de forma significativa, escutando as famílias, compreendendo as necessidades da escola e ajudando a criar pontes entre esses dois mundos”, ressaltou.


A coordenadora de Educação Preventiva, Maria Regina Rosa, também ressaltou o impacto da ação. “A Escola de Pais proporciona momentos únicos de aprendizado e interação entre pais, alunos e a comunidade local. Esse momento é fundamental para conscientização sobre a importância da rede de proteção e fortalecimento da parceria escola e família”, disse.