Nesta quarta-feira (30), o Mercado do Pescador foi palco de uma importante ação do projeto do Instituto Alok Aldeia em Foco, voltado às comunidades quilombolas de Búzios. O projeto é uma parceria entre o Instituto Suel Abujamra, a Renovatio e o Instituto Alok, com o objetivo de realizar mutirões de atendimento oftalmológico para mais de 1.500 quilombolas, incluindo consultas e entrega de óculos.
O coordenador de Igualdade Racial, Valmir da Rasa, destacou que a Associação dos Quilombolas da Rasa está de parabéns por essa conquista brilhante: “Disponibilizamos nossa sala aqui no Mercado do Pescador para apoiar a ação. Só temos a agradecer ao Projeto Alok por esse belo trabalho que está sendo desenvolvido aqui. Sabemos que nem todos têm condições de comprar óculos.”

A diretora da Associação dos Remanescentes do Quilombo da Rasa, Nally de Oliveira, ressaltou que a ação não está beneficiando apenas os quilombolas, mas também outras pessoas da comunidade: “Quero agradecer ao Instituto Alok por essa ação e oportunidade na nossa comunidade, e à Prefeitura por ter nos cedido o espaço público do mercado”.

O projeto “Aldeia em Foco” visa levar acesso à saúde ocular para comunidades que historicamente enfrentam dificuldades nesse sentido, garantindo que as pessoas possam enxergar melhor e, assim, ter mais oportunidades na educação e no desenvolvimento. O projeto também utiliza tecnologia e cuidados médicos especializados para fortalecer os territórios quilombolas.


O post Comunidade Quilombola de Búzios recebe ação do Projeto Alok Aldeia em Foco no Mercado do Pescador, na Rasa apareceu primeiro em Prefeitura Municipal de Armação dos Búzios.