Compromisso de Maricá com a segurança alimentar é reconhecido pelo governo do estado
Foto: Katito Carvalho


Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Câmara Intersetorial de Soberania Alimentar e Nutrição (Caisan), recebeu membros da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado do Rio, que coordenam o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), para avaliar programas e ideias sobre segurança alimentar no município.

O encontro ocorreu na manhã desta segunda-feira (21/07), na sede da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social (Ecosol), e teve como foco alinhar ações entre Governo do Estado e Governo Municipal, além de aprofundar o conhecimento sobre as iniciativas locais desenvolvidas em Maricá na área da segurança alimentar.

Durante a reunião, foram apresentados os principais programas da cidade voltados para o combate à fome e à promoção do direito humano à alimentação adequada, como o Restaurante Municipal Mauro Alemão, as praças agroecológicas, os abrigos com alimentação assistida, além da alimentação escolar que segue padrões nutricionais rigorosos. Essas ações integram uma política pública ampla e contínua, que tem como base a inclusão social e o fortalecimento da economia solidária.

Para a presidente da Caisan de Maricá, Laura Costa, a cidade é referência no tema: “O município está fora da curva. Na época da pandemia, por exemplo, houve uma insegurança alimentar mundial. Mas aqui tivemos uma diferença grande em função das políticas públicas que são desenvolvidas. Há preocupação com a qualidade da alimentação em várias áreas, nas escolas, nos abrigos, restaurante popular e praças agroecológicas”, ressaltou.

A reunião reforçou ainda mais o compromisso de Maricá com o fortalecimento da rede pública de segurança alimentar e com a construção de políticas integradas que garantam o direito à alimentação como parte de um projeto de cidade mais justa e inclusiva.

“Maricá cumpre todos os requisitos que são exigidos pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS). Temos um controle que comprova tudo isso. Aqui os programas são bem interessantes no que diz respeito a esse trabalho”, afirmou Claudia Cruz, coordenadora estadual da gestão do SISAN.

Anúncio

A segurança alimentar é um pilar essencial para o desenvolvimento de Maricá. Não se trata apenas de garantir acesso à comida, mas de assegurar uma alimentação saudável, de qualidade e culturalmente adequada, promovendo dignidade, saúde e bem-estar à população.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui