O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Cem Braças promoveu, na tarde desta quinta-feira (10), o evento “Café na Roça”, reunindo moradores em uma programação especial de valorização da cultura popular, convivência comunitária e fortalecimento dos vínculos familiares e sociais. A atividade faz parte das ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), ofertado pela política de Assistência Social.
Realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, a celebração contou com apresentação da oficina de teatro desenvolvida com as crianças atendidas no SCFV, além de gincanas, karaokê, comidas típicas e a tradicional quadrilha julina. O evento reforçou o papel do CRAS como espaço de acolhimento, pertencimento e construção coletiva de cidadania.

Presente na atividade, a secretária Josiani dos Santos Meira Rosa destacou a importância de ações como essa para o desenvolvimento comunitário. “O CRAS é a porta de entrada da assistência social e também um espaço de afeto e pertencimento. Promover atividades como essa reforça o vínculo entre os usuários e os serviços, além de valorizar a cultura e o espírito comunitário do nosso território”, afirmou.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é uma oferta complementar à Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), voltada à prevenção de situações de risco social e ao estímulo à participação cidadã. Suas atividades são organizadas de acordo com faixas etárias e têm como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, promover o acesso a direitos e estimular o protagonismo dos participantes.

A iniciativa reafirma o compromisso da Prefeitura de Armação dos Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, em promover inclusão, bem-estar e o fortalecimento das relações sociais nos territórios, com respeito às tradições e à cultura popular.

