O município de Cabo Frio marcou presença no 1º Fórum de Partilha da EJA – Baixada Litorânea e Metropolitana II – RJ, realizado nesta semana, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Tanguá. O encontro reuniu educadores de diversos municípios com o objetivo de apresentar práticas pedagógicas bem-sucedidas desenvolvidas durante os Círculos de Cultura promovidos pelo Pacto EJA.
Representando Cabo Frio, a professora Carina Barreto, do Centro Educacional Municipal Professora Marli Capp, apresentou o projeto “Minha História: Identidade, memória, experiência e sonho”, desenvolvido com os alunos da IX fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A iniciativa busca valorizar as trajetórias de vida dos estudantes, incentivando o protagonismo e o fortalecimento da identidade pessoal, a partir do reconhecimento das experiências individuais e coletivas que compõem cada história.
A professora esteve acompanhada pela formadora municipal do Pacto EJA, Camilla Ferrari, e pela coordenadora municipal da EJA, Francine Elizabeth. Durante o fórum, foram compartilhadas vivências, desafios e conquistas dos alunos da EJA, além de estratégias de ensino que contribuem para a permanência e o sucesso escolar de jovens, adultos e idosos.
O encontro destaca o compromisso dos educadores com uma educação inclusiva e transformadora, reconhecendo a importância de construir espaços de escuta, pertencimento e valorização dos saberes populares dentro das escolas.
