Bem-Estar Animal promove campanhas de adoção e castração
Fotos: Thamy Mello


Fotos: Thamy Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Bem-Estar Animal, promoveu neste sábado (19/05), em dois pontos da cidade, as campanhas de adoção de animais e de castração solidária. A Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, recebeu 57 animais na 8ª edição em 2025 da Feira de Adoção de Cães e Gatos. Já na quadra de Inoã, 120 pets passaram por pré-operatório para serem castrados gratuitamente pelo município.

Na feira de adoção, que acontece quinzenalmente, os animais são disponibilizados por protetores que resgatam e abrigam os pets abandonados em Maricá – além de filhotes disponibilizados por cidadãos. Antes da adoção, os animais são vermifugados e, se adultos, castrados. A pasta oferece a castração de filhotes adotados a partir dos seis meses de idade.

Segundo a Secretaria de Bem-Estar Animal, 30 animais foram adotados nesta oitava edição da feira. Nos últimos sete meses, mais de 400 animais já encontraram novos lares durante os eventos. A próxima edição está prevista para acontecer no Barroco, em Itaipuaçu, no dia 26 de julho.

Castração Solidária
Paralela a realização da Feira de Adoção de Cães e Gatos, acontecia em Inoã a triagem e inscrição para a Castração Solidária. Inicialmente, 100 animais passariam por avaliações pré-operatórias (exames de sangue e/ou avaliação física) para passarem por cirurgia. No entanto, vagas extras precisaram ser disponibilizadas por conta da alta procura no local.

“A ação de castração solidária é muito importante para conscientizar que o procedimento não apenas evita a reprodução, mas também previne diversas doenças. Foi um grande sucesso o cadastramento hoje na quadra ao lado do campo de Inoã. Foram disponibilizadas 100 vagas e foi necessário abrir mais 20 devido à grande procura da população, que compareceu com seus animais”, disse o secretário de Bem-Estar Animal, Robson Teixeira da Silva, o “Robgol”.

Após o resultado do exame de sangue e/ou avaliação física (e em caso positivo), o tutor deverá comparecer com o animal na clínica credenciada mais próxima de sua residência para realizar o procedimento de castração.

Anúncio

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui