A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pessoa com Deficiência e Inclusão, realiza no dia 31 de maio, a partir das 9h, a 1ª Caminhada das Mães Atípicas de Maricá, em celebração ao mês das mães. A ação é um marco de reconhecimento e valorização das mães atípicas — mulheres que enfrentam, diariamente, os desafios e as alegrias de criar filhos com deficiência ou necessidades específicas.
O evento é aberto ao público e toda a população está convidada a participar desse momento de acolhimento, celebração e inclusão.
A concentração acontecerá a partir das 8h, no Fórum de Araçatiba, onde será feita a retirada dos kits e camisas até às 8h30. De lá, as participantes seguirão em caminhada até a Praça Tiradentes, onde haverá uma programação especial voltada ao cuidado, bem-estar e lazer.
Entre as atividades previstas estão massoterapia, spa dos pés, auriculoterapia, além de oficinas, pula-pula e piscina de bolinhas para as crianças. A programação segue com coffee break às 10h, aula de ginástica às 10h30, apresentação do Centro de Atendimento Integrado à Família (CAIF) às 11h e encerramento com voz e violão às 11h30.
Para a secretária de Pessoa com Deficiência e Inclusão, Tatiana Castor, o evento representa um importante gesto de acolhimento e visibilidade. “As mães atípicas são verdadeiras guerreiras, que muitas vezes enfrentam suas jornadas em silêncio. Esta caminhada é uma forma de dizer que elas não estão sozinhas, que são vistas, valorizadas e merecem cuidado e respeito. Queremos oferecer um momento de carinho, troca e reconhecimento”, afirma a secretária.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfZVBUN8jMZIc1Ak2_BL5WaO9RAjn_aNKetEMarbhwzoemjYA/viewform?usp=header