A Prefeitura de Cabo Frio deu continuidade às ações de alinhamento para a implantação da coleta seletiva e inclusão produtiva no município. Nesta segunda-feira (26), representantes das secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima e Gestão Territorial e Economia Azul, do Aeroporto Internacional e da Cooperativa CooperBem realizaram uma vistoria técnica nas áreas de reciclagem do terminal aeroportuário.
A visita faz parte da segunda etapa do processo de formalização de um termo de parceria entre os envolvidos, com o objetivo de garantir destinação ambientalmente adequada aos resíduos recicláveis gerados no local. A iniciativa busca também fortalecer o trabalho da CooperBem, que atua na triagem de materiais recicláveis, promovendo geração de renda para os cooperados e reduzindo o volume de resíduos encaminhados aos aterros.
Ainda como parte das articulações, a equipe técnica visitou uma área na Praia do Siqueira para avaliar a possibilidade de uso do espaço como base transitória para as atividades da cooperativa. A próxima etapa será a efetivação da parceria, com a instalação da CooperBem no aeroporto e o início das operações regulares de coleta seletiva e triagem de resíduos recicláveis.
O processo teve início com uma reunião realizada no dia 22 de maio, na sede da Secretaria de Meio Ambiente. Na ocasião, o secretário Jailton Nogueira, representantes da CooperBem, da equipe de gestão ambiental do aeroporto e da Secretaria de Gestão Territorial e Economia Azul alinharam os primeiros passos da iniciativa. O objetivo comum é estruturar um circuito eficiente de reciclagem e destinação de resíduos que fortaleça a economia circular no município e amplie o acesso ao ICMS Verde, gerando benefícios ambientais e econômicos para Cabo Frio.
Durante a vistoria, também foi discutido o projeto de supressão das casuarinas presentes no entorno do aeroporto. A proposta é transformar essa ação em um projeto de reaproveitamento da madeira, com foco em sustentabilidade e responsabilidade ambiental.