Procon interdita posto de combustíveis em São Pedro da Aldeia

Uma ação conjunta realizada nesta quinta-feira (22) pela Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon-RJ resultou na interdição de um posto de combustíveis e na autuação de outro em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A operação teve como foco a fiscalização da qualidade dos produtos e da regularidade na prestação de serviços aos consumidores.

Durante a vistoria, três postos de combustíveis foram inspecionados. Apenas um deles estava totalmente em conformidade com a legislação. Nos demais, foram encontradas irregularidades graves, como a comercialização de produtos vencidos — ao todo, 18 litros, incluindo óleo de partida sintético e óleo para câmbio manual. Esses itens, além de impróprios para uso, podem causar danos aos veículos e riscos à segurança dos motoristas.

Em um dos postos, os fiscais constataram ainda a prática conhecida como “bomba baixa” — quando o equipamento fornece menos combustível do que o valor registrado no visor da bomba, configurando uma fraude contra o consumidor. O bico adulterado foi lacrado e o estabelecimento interditado preventivamente.

O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, comentou sobre a operação:
“Produtos vencidos prejudicam os veículos e o bolso do consumidor. Quem comete fraudes será punido com rigor. Essas ações vão continuar em todo o estado para garantir os direitos da população.”

De acordo com a SEDCON, as fiscalizações devem se intensificar nas próximas semanas em diversas cidades fluminenses, especialmente na alta temporada, quando o fluxo de turistas aumenta e a demanda nos postos cresce significativamente.

A operação reforça o papel do Estado na proteção do consumidor e no combate a práticas abusivas no setor de combustíveis, um dos mais sensíveis em termos de qualidade, transparência e segurança.

Você já se sentiu lesado por algum posto de combustível? Conte sua experiência para o Conexão Lagos e ajude a informar outros consumidores da Região dos Lagos!

Anúncio

Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe esta matéria com amigos e familiares e fique atento às próximas atualizações.

Editorial Conexão Lagos
Whatsapp: 21 97949-0675

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui