Operação Caminhos Seguros chega a São Pedro da Aldeia com ações educativas e preventivas

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro se uniram em prol da proteção de crianças e adolescentes e do enfrentamento da exploração sexual infantojuvenil. O município aldeense foi um dos escolhidos para receber a Operação Caminhos Seguros, uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A ação foi realizada pela Polícia Militar, por meio de uma palestra educativa no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Participaram do encontro profissionais da Educação, conselheiros tutelares, representantes dos equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, além da ONG Patotinha da Aldeia, Pastoral da Criança e o Programa Forças no Esporte (Profesp), da Marinha do Brasil.

A secretária de Educação, Danielle Corrêa, falou sobre a iniciativa. “Gostaria de expressar meu agradecimento à Polícia Militar por escolher São Pedro da Aldeia para realizar a campanha educativa ‘Caminhos Seguros’. Intensificar as ações do Maio Laranja, mês de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, é imprescindível. A educação tem promovido iniciativas sobre essa temática em nossas unidades escolares, mas contar com a participação de profissionais especializados da PM enriquece ainda mais nosso trabalho, fortalecendo a rede de proteção”, afirmou.

A mobilização, voltada à proteção de crianças e adolescentes e ao enfrentamento à exploração sexual infantojuvenil, ocorre em todo o território brasileiro ao longo do mês de maio. A iniciativa integra as ações do “Maio Laranja” e faz alusão ao 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Durante o mês, a Secretaria Municipal de Educação irá promover ações educativas e de distribuição de informativos para a população. Dentre as ações, serão realizadas fiscalizações e verificações de denúncias, palestras em instituições de ensino e campanhas de conscientização sobre prevenção e combate.

Fotos: Divulgação/PMSPA

O 1º sargento da PMERJ e instrutor do PROERD, Júlio Morgado, destacou a eficiência do projeto. “A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro iniciou ações neste mês de maio, com relação ao ‘Maio Laranja’, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Entre diversas ações temos a do PROERD, o Programa Educacional de Resistência às Drogas, com palestras sobre o tema, a fim de conscientizar nossos profissionais de Educação e responsáveis de alunos em todo nosso Estado. Desta forma, tirando o assunto de sua invisibilidade, reforçando a necessidade de denúncias pelo disque 100 ou 190 e acima de tudo buscando manter nossas crianças e jovens seguros”, declarou.

Fonte: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui