Milhares de corredores tomaram as ruas de Maricá neste domingo (25/05) durante a realização da primeira Meia Maratona Internacional da cidade. O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, reuniu atletas profissionais e amadores na orla de Itaipuaçu, em percursos de 5 km, 10 km e 21 km, celebrando os 211 anos do município.
Com largada nas primeiras horas da manhã, os competidores enfrentaram trechos que valorizaram um dos atrativos turísticos da cidade. A prova contou com a presença de corredores de diversos lugares e até de outros países, consolidando Maricá no cenário internacional do atletismo de rua.
Para o secretário de Esportes, Filipe Bittencourt, o sucesso do evento marca um novo momento para a cidade. “Essa maratona não foi apenas uma corrida. Foi uma celebração da nossa identidade, com esporte, saúde e desenvolvimento local caminhando juntos. Maricá agora entra na rota dos grandes eventos esportivos do Brasil e do mundo”, afirmou.
Além da participação massiva do público, a competição distribuiu prêmios para os cinco primeiros colocados nas categorias de 10 km e 21 km.
Vencedor da meia maratona, Ederson Vilela comentou sobre como foi ser o primeiro a conquistar o topo do pódio no município. “Estou muito feliz por vencer a primeira Meia Maratona Internacional de Maricá. Foi uma prova forte, com atletas de alto nível, incluindo africanos favoritos. Agradeço à organização por valorizar os atletas com uma premiação significativa. Isso faz toda a diferença. Hoje, deu Brasil”, comemorou.
A carioca Kelly Paiva, de 41 anos, que competiu nos 10 km, destacou o impacto positivo da corrida para atletas de diferentes perfis.
“Comecei a correr em 2019, e essa foi uma experiência incrível. Maricá está abrindo portas para quem vive do esporte e para quem está começando. Um evento bem organizado, com estrutura de cidade grande e oportunidades reais de visibilidade”, comentou a moradora do município de Mesquita.
A Meia Maratona Internacional de Maricá já nasce consolidada no calendário esportivo da cidade e reforça as políticas públicas de incentivo à prática esportiva e à qualidade de vida promovidas pela atual gestão.