O Carnaval de Maricá e suas políticas de valorização da cultura popular ganharam destaque na edição 2025 do Rio2C, maior encontro de criatividade da América Latina, realizado na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. Durante o painel “Maricá: Cidade das Utopias e do Carnaval”, nomes como Gabriela Lopes (CEO do Camarote Favela), o carnavalesco Milton Cunha, o comunicador AD Junior e o jornalista Aydano André Motta debateram como a cidade está transformando o Carnaval em ferramenta de desenvolvimento criativo, inclusão e economia.
A cidade, que criou a Universidade Livre do Carnaval, foi exaltada por investir em formação, reconhecimento profissional e estrutura para os fazedores de cultura que atuam durante todo o ano.
“O Carnaval é uma potência econômica, criativa e cultural. Quando Maricá investe em qualificação, estrutura e valorização, toda a cadeia produtiva ganha”, afirmou Gabriela Lopes.
Milton Cunha, que também é reitor da instituição, destacou o papel da cultura como política pública de saúde e cidadania: “O samba cura, a folia refresca. Maricá mostra que investir em cultura gera superávit de cidadania. Celebrar também é viver melhor”, disse.
O jornalista Aydano André Motta, que mediou o debate, comparou o investimento em Carnaval ao uso do soft power — conceito usado por países para promover influência global por meio da cultura.
“O poder brasileiro é o samba. Escola de samba é uma marca fortíssima. Valorizar isso é apostar na nossa identidade, e não em imitar modelos externos”, defendeu.
Maricá também é destaque no audiovisual
Em outro painel do evento, a recém-criada Maricá Film Commission foi apresentada ao público como parte da política do município de incentivar a economia criativa e atrair produções audiovisuais para a cidade.
A coordenadora de Audiovisual da Secretaria de Cultura e das Utopias, Ana Abreu, representou a cidade no painel “O Destino Film Friendly”, ao lado de representantes de Film Commissions de cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte e Búzios.
“Participar dessa troca foi essencial. Há cidades com experiências de mais de 10 anos. Aprender com elas nos ajuda a fortalecer nossa atuação e evitar erros no início da caminhada”, explicou Ana.
A Maricá Film Commission contará com o ator José de Abreu como um dos consultores e vai atuar como ponte entre produtores audiovisuais e o poder público, facilitando processos, oferecendo suporte logístico e promovendo a cidade como cenário para produções nacionais e internacionais.
Além disso, Maricá já oferece cursos gratuitos de roteiro, direção, edição, som, fotografia, teatro e produção por meio de uma parceria entre o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) e a Secretaria de Cultura e das Utopias.