A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã, está preparada para garantir a tranquilidade de todos os maricaenses e visitantes que vão comemorar os 211 anos da cidade nos dias 16 a 18 e 23 a 26 de maio. Quem for aos palcos na Barra e Itaipuaçu assistir aos shows vai poder acompanhar também um grande efetivo de guardas municipais, policiais militares e demais agentes garantindo a ordem e segurança da população.
No total, por dia de festividade, serão 355 agentes empenhados, 51 viaturas e 2 reboques dando apoio. Tudo que acontece também será vigiado por 759 câmeras que contarão com uma base móvel de monitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp), que vai intercalar o posicionamento entre os principais pontos de comemoração.
A Guarda Municipal de Maricá vai ter um efetivo médio de 160 agentes atuando diariamente, com 22 viaturas. Já a Polícia Militar contará com 170 vagas diárias que foram ofertadas ao Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), além de 23 viaturas, sendo 15 carros e 8 motos. A Secretaria de Segurança Cidadã também vai operar com 25 agentes por dia e 6 viaturas.
“Os agentes da Guarda Municipal e do PROEIS estarão distribuídos de forma estratégica, conforme a dinâmica de cada palco e localidade, garantindo que os moradores do município e visitantes possam aproveitar mais um evento com paz e tranquilidade ao lado de suas famílias. O efetivo será reforçado durante todo o período da programação, assegurando uma presença ainda mais efetiva nas ruas. Lembrando que o Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) permanece em funcionamento 24 horas por dia, atuando de forma ativa e integrada com os demais órgãos de segurança”, afirmou o secretário de Segurança Cidadã, coronel Julio Veras.
Dicas sobre o que evitar nos dias de festa
A Secretaria de Segurança Cidadã sugere que os presentes na comemoração dos 211 anos de Maricá levem apenas o essencial aos locais de comemoração. Dicas como não carregar objetos de valor, dinheiro e celulares no bolso traseiro e deixar inativa a função de pagamento por aproximação do cartão (NFC) são importantes.
Quem estiver com crianças deve usar pulseirinhas de identificação e nunca deixá-las sozinhas. Em caso de se perder ou sentir-se mal, o cidadão deve procurar uma viatura ou agentes da Guarda Municipal que estarão à disposição para prestação de ajuda.
Para entrar em contato com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) o número é o (21) 96809-1516. Quem quiser entrar em contato diretamente com a Guarda Municipal deve discar 153.