20 C
Saquarema
sexta-feira, 2 maio, 2025

COLABORE

Maricá celebra o 1º de maio e lança o Café da Trabalhadora e do Trabalhador


Foto: Julios Costa

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Trabalho e Emprego, celebrou nesta quinta-feira (01/05) a Festa da Trabalhadora e do Trabalhador, na Orla do Parque Nanci. O evento celebrou o Dia do Trabalhador com uma programação voltada à valorização da população, reunindo serviços gratuitos, atendimentos de saúde, atividades culturais, atrações musicais e espaços de lazer para toda a família. Ao longo do dia, centenas de pessoas passaram pelo local.

O vice-prefeito João Maurício de Freitas destacou a importância da valorização da classe trabalhadora. “É uma data de celebração, mas também de reafirmação de compromissos. Maricá está construindo um modelo de cidade com justiça social, e isso passa, sobretudo, por quem trabalha todos os dias”, acredita.

Com o objetivo de homenagear trabalhadores e trabalhadoras da cidade, a iniciativa contou com orientação jurídica, informações sobre o mercado de trabalho, cadastramentos em programas sociais, além de ações de saúde, beleza e bem-estar. “A gente trabalha para garantir que todas e todos tenham acesso à dignidade no emprego e nos serviços públicos. Este evento é símbolo do nosso compromisso com o povo trabalhador”, afirmou Rosana Horta, secretária de Trabalho e Emprego.

A programação começou com um aulão de zumba da Secretaria da Terceira Idade, seguido por alongamento coletivo e início dos atendimentos nos estandes e no Caminhão da Saúde, que ofertou exames como mamografia, ultrassonografia, densitometria e vacinação contra a gripe. Às 10h, as falas oficiais antecederam a exibição de um vídeo institucional em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Lançamento do Café da Trabalhadora e do Trabalhador


Durante o evento, a Secretaria de Trabalho e Emprego lançou o novo programa da Prefeitura de Maricá. Um novo espaço estará disponível em breve para a população, oferecendo gratuitamente café da manhã acessível para quem busca oportunidades de emprego ou acorda cedo para trabalhar. No entanto, já nesta quinta-feira (01/05) houve distribuição de kits de café da manhã.“Mais do que servir uma refeição, o Café da Trabalhadora e do Trabalhador representa cuidado e respeito com quem está lutando e acordando cedo para ir trabalhar. Queremos que as pessoas comecem o dia com energia e se sintam valorizadas”, disse a secretária de Trabalho e Emprego, Rosana Horta.Dona de casa e moradora de Inoã, Cármen Maria, de 56 anos, aprovou a iniciativa. “Eu me senti respeitada como mulher e como trabalhadora. Foi uma manhã muito especial pra mim. Fiz um aulão, aproveitei o café e ouvi música boa”, comentou.

Orientação profissional

A Casa do Trabalhador promoveu uma palestra sobre os direitos do trabalhador e ofereceu orientação vocacional. Já o Sistema Nacional de Emprego (SINE) fez o recebimento de currículos e ofereceu vagas de emprego, além de prestar informações sobre carteira de trabalho e seguro-desemprego. O Programa de Estágio Remunerado do CIEE também esteve presente, com orientações para quem busca uma primeira oportunidade.A palestra sobre os direitos do trabalhador foi realizada às 10h40 no auditório, e ao longo o público participou dos sorteios de brindes, como kits de beleza da Vitae, bebidas artesanais do Polo Cervejeiro e produtos da Embelleze, além da distribuição do tradicional bolo comemorativo.

A estudante Ana Carolina Silva, de 23 anos, também participou do evento pela primeira vez. “Consegui saber mais sobre os programas de estágio e também aproveitei para tirar dúvidas sobre meu currículo. Um evento como esse mostra que Maricá se importa com o nosso futuro”, falou a moradora do Parque Nanci.

Diversas atrações e serviços


Durante todo o dia, o público teve acesso a atendimentos das secretarias municipais de Saúde, Bem-Estar Animal, Políticas para as Mulheres, Defesa do Consumidor, Assuntos Religiosos, Juventude e Esporte. A Fundação Leão XIII realizou emissão gratuita de documentos, e a CDL Maricá ofereceu consultas ao SPC/Serasa e orientações trabalhistas.Feiras como a Colmeia, Ecosol, GAM, Feirarte, Maricá Mostra Cultura e a Feira Rodoviária também estiveram presentes, com expositores locais. O Espaço Kids, com brinquedos infláveis, área baby e contação de histórias, garantiu a diversão das crianças. Os estandes gastronômicos e os pontos de hidratação espalhados pela orla completaram a estrutura do evento, pensado para toda a família.Atrações musicais animaram a parte da tarde, com a Sinfônica Ambulante abrindo a programação, seguida pelo show da Mariana Cunha e Samba da Mulher com a Bateria das Mulheres.

Fonte: Prefeitura de Maricá

Autor

Últimas Matérias