Cerca de 60 kg de camarão são apreendidos em ação contra pesca irregular na Lagoa de Araruama

Cabo Frio, RJ – A Guarda Civil Municipal de Cabo Frio reforçou a proteção ambiental na Lagoa de Araruama durante o período do defeso de camarões e crustáceos com uma operação que resultou na apreensão de 60 quilos de camarão pescados de forma irregular. A ação ocorreu na noite de quinta-feira (15), com apoio da Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia.

Além do pescado, os agentes apreenderam dois troles (redes móveis), uma rede de espera e uma embarcação equipada com motor de rabeta, todos utilizados ilegalmente na atividade de pesca durante o período proibido. O material foi encaminhado à delegacia de Cabo Frio, enquanto o camarão foi doado a duas instituições sociais da Região dos Lagos: o Lar da Cidinha, em Cabo Frio, e a ONG Aldeia da Infância Feliz, em São Pedro da Aldeia.

Ação integrada de proteção ambiental

A operação foi conduzida pela Superintendência da Guarda Marítima e Ambiental, como parte de um conjunto de rondas preventivas e educativas realizadas ao longo do defeso, que teve início em 1º de abril e segue até 30 de junho, conforme determina a Instrução Normativa nº 02/2013 do Ministério da Pesca e Aquicultura em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente.

Durante a ação, foram fiscalizados pontos estratégicos do município como o Canal do Itajuru, Anjo Caído, Praia das Palmeiras, Praia do Siqueira, Castelinho, Forte São Mateus, bairro da Passagem e as áreas próximas ao shopping da cidade.

Preservação das espécies e responsabilidade social

De acordo com a Guarda Civil, a intensificação das fiscalizações tem como objetivo coibir práticas predatórias, proteger os estoques pesqueiros da Lagoa de Araruama e conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental, especialmente durante o período reprodutivo das espécies marinhas.

Além da atuação ambiental, a operação reforçou o compromisso social ao garantir que os alimentos apreendidos não fossem desperdiçados, destinando-os a entidades que realizam trabalhos importantes junto à população em situação de vulnerabilidade.

Como colaborar

A Guarda Civil de Cabo Frio reforça que as operações de fiscalização continuarão ao longo de todo o defeso. A população pode contribuir com o trabalho da corporação denunciando práticas de pesca ilegal pelos canais oficiais.

Anúncio

📢 Você presenciou pesca irregular na sua região?
Denuncie! Sua participação é fundamental para proteger o meio ambiente.
📲 WhatsApp Conexão Lagos: (21) 97949-0675

Editorial Conexão Lagos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui