O Cine Henfil recebeu na noite desta terça-feira (20/05) a segunda reunião de alinhamento e pauta aberta para os setoriais da Secretaria de Cultura e das Utopias de Maricá, que contemplou as áreas de literatura e poesia. Agentes culturais e representantes de coletivos vindos de diferentes bairros marcaram presença e, assim como ocorreu na primeira reunião, assinaram uma lista de cadastro para participar de eventos futuros em ambos os setores. Todos tiveram a oportunidade de colocar suas demandas, sugerir melhorias e participações em eventos locais.
Na abertura, o secretário Sady Bianchin recitou um de seus poemas antes de iniciar sua fala. Ele anunciou que Maricá deverá receber nos próximos meses um festival internacional de poesia, que deverá ser custeado com incentivo da Petrobras e sem uso de verba pública municipal. Segundo ele, haverá espaço para todo tipo de poesia, da clássica à chamada marginal, e garantiu que os artistas locais serão prioridade no evento.
“A partir de agora, nossa equipe vai mapear os saraus da cidade e articular ações para fortalecer a rede de poetas locais. Queremos que todos estejam cadastrados com endereço atualizado, integrados ao circuito internacional de poesia e reconhecidos como protagonistas da cultura maricaense”, afirmou Sady, que exaltou o apoio do prefeito Washington Quaquá às iniciativas culturais do governo.
“Temos que aplaudir também o nosso prefeito, que tem a sensibilidade de pensar as artes e as utopias como uma necessidade pública. Por orientação dele, estamos aqui para discutir essas políticas públicas e ouvir o que nossos artistas têm a dizer, sugerir e reivindicar”, reforçou o secretário.
De acordo com a secretaria, essas reuniões setoriais serão realizadas todas as terças-feiras até junho. A primeira ocorreu no último dia 06 e reuniu 44 músicos de diversos gêneros (rock, samba, sertanejo, MPB e funk) e teve a participação da sociedade civil organizada, com o Setorial dos Músicos e o Fórum de Cultura. A próxima reunião acontece nesta terça-feira (27/05) e será voltada para o setorial de dança.