Encerramento do XVIII Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul tem trilha ecológica, mar e muita troca de experiências no Peró

O encerramento do XVIII Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul foi com o pé na areia e paisagem paradisíaca. Durante três dias de programação intensa, o bairro do Peró, em Cabo Frio, se transformou em ponto de encontro para gestores e representantes de praias de todo o Brasil. O evento começou na quinta-feira (8) com o III Encontro Regional Bandeira Azul, seguiu com o Workshop Nacional na sexta e terminou neste sábado (10) com uma visita técnica e uma trilha ecológica — momentos que uniram natureza, conhecimento e o compromisso com um turismo mais sustentável e consciente.

A visita técnica à Praia do Peró e a trilha no Morro do Vigia proporcionaram momentos de imersão na natureza, permitindo que os participantes vivenciassem o cenário que inspirou o evento. A experiência foi marcada por olhares atentos ao ecossistema local e conversas enriquecedoras.

Durante o percurso, os guias conduziram os participantes com informações sobre o território, que integra o geoparque, costões e lagunas. Falaram sobre a trilha Trans Cabo Frio, passando por pontos como a Gruta do Vigia, o Pesqueirinha e o Buraco do Sarco — um trajeto que revela a geodiversidade da região e nos conecta à história e à beleza natural do lugar.

Quem saiu encantada com Cabo Frio foi a gestora Kelly Benvenu, da cidade de Bombinhas, em Santa Catarina. “Estar aqui é uma ótima oportunidade pra gente trocar experiências e entender o contexto da cidade. As atividades de educação ambiental são incríveis, e a região é linda, muito acolhedora. Estamos adorando!”

A coordenadora nacional do programa e presidente do Instituto Ambientes em Rede (IAR), Leana Bernardi, fez um balanço positivo do encontro.

“No hotel Paradiso Peró, tivemos dois dias de evento Bandeira Azul: um regional e o workshop nacional. Reunimos representantes das praias da região para falar sobre gestão costeira e turismo e, no segundo dia, representantes de praias Bandeira Azul de todo o Brasil para discutir questões documentais, compartilhar exemplos e visitar a Praia do Peró. Foi um momento importante de troca e aprendizado, com grande participação dos municípios da região. Isso mostra que o programa ainda tem muito a crescer. E hoje estamos aqui na praia para mais esta experiência enriquecedora.”

A coordenadora local do programa, Luísa Rieth, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Clima de Cabo Frio, também reforçou a importância do evento para a cidade. “Receber um evento como esse é muito importante porque ele reúne os gestores de todas as praias Bandeira Azul do Brasil. Estar junto, trocando experiências, é sempre muito produtivo e agregador. E circular pela praia com todos os participantes mostra à população que existe um trabalho sério por trás da sustentabilidade nas nossas praias.”

Anúncio

Essa é a segunda vez que Cabo Frio sedia o evento nacional, e esta edição marca os 19 anos do programa no Brasil. “O evento se despede, mas o município segue de portas abertas para novas edições, para o avanço do programa e para o fortalecimento de um turismo cada vez mais responsável”, finalizou o secretário de Meio Ambiente, Jaiton Nogueira.

A Praia do Peró segue em busca do 8º ano consecutivo com o selo ecológico, e o município agora mira também nas candidaturas da Praia do Foguete e do Pontal do Peró.

Fonte: Prefeitura de Cabo Frio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui