COR será sede do 4º RRD da Defesa Civil do Rio | As inscrições estão abertas para o envio de trabalhos

O Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) será sede do IV Seminário Técnico-Científico de Redução de Riscos de Desastres da Cidade do Rio de Janeiro. Entre os dias 01 e 03 de julho, equipes da Defesa Civil de diversos estados do Brasil, pesquisadores, profissionais de gestão pública, representantes da sociedade civil e especialistas em proteção e resiliência estarão no COR-Rio para apresentarem ideias e soluções sobre o tema do encontro deste ano: “Proteção e Defesa Civil: 5 anos para a Agenda 2030”.

O objetivo deste evento é propor uma reflexão urgente sobre os compromissos estabelecidos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e no Marco de Sendai, destacando a importância do fortalecimento da educação como base para a cultura de prevenção e da promoção de soluções resilientes em nível comunitário. Paralelamente, serão discutidos os caminhos da inovação, da governança colaborativa e das parcerias estratégicas como ferramentas para enfrentar os desafios da gestão de riscos e desastres com efetividade e justiça social.

O subsecretário de Defesa Civil do Rio, Rodrigo Gonçalves, destaca a importância deste debate na capital fluminense.

“As mudanças climáticas já estão batendo na nossa porta e atingem, principalmente, quem mais precisa. Faltam só cinco anos pra 2030, e a Defesa Civil tem que estar cada vez mais próxima das pessoas, nas comunidades, ouvindo, prevenindo, salvando vidas. Este seminário é para trocar experiências, aprendermos juntos e lembrar que reduzir riscos não é só um dever técnico e, sim, um compromisso de todos.”

A Prefeitura do Rio de Janeiro tem foco, meta, direção e plano para um melhor desenvolvimento sustentável da cidade. O COR-Rio tem contribuído, diariamente, para a governança climática, em nível municipal, focando em ações de adaptação e resposta a eventos climáticos extremos. Ao longo destes quase 15 anos de existência, o COR soma diversas parcerias com empresas, como o Google, Nasa, LNCC, Cefet-RJ, entre outras, em prol da sustentabilidade e proteção dos moradores. Entre os destaques mais recentes, o COR começou a ser abastecido com Energia Verde, que privilegia a adoção de fontes limpas e renováveis. Em cinco anos, serão evitadas a emissão de oito mil toneladas de gases de efeito estufa.

O chefe executivo do COR, Marcus Belchior, comenta sobre a importância desta parceria com a Defesa Civil e sobre a necessidade do debate sobre soluções sustentáveis para a capital fluminense.

“Trabalhar ao lado da Defesa Civil é essencial para anteciparmos cenários, agir com agilidade e proteger vidas. Essa parceria mostra que segurança e sustentabilidade precisam andar juntas em uma cidade como o Rio, que enfrenta eventos extremos cada vez mais frequentes. O debate aqui no seminário é urgente: precisamos pensar soluções sustentáveis, que garantam uma cidade mais resiliente para todos.”

Anúncio

O evento é colaborativo e é possível participar enviando o trabalho técnico-científico, que será avaliado por profissionais da Defesa Civil. Para se inscrever, basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeG6qmqQtsCYi06WN_5HpFF-Tw5_gPWFwm9WD80j92S_EomnA/viewform?usp=dialog

Fonte: Centro do Operações Rio

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui