Museu de Arte Religiosa e Tradicional recebe o 1º Festival Mestres do Povo com programação nacional sobre cultura popular

Entre os dias 20 e 22 de maio, Cabo Frio será o cenário de um dos encontros mais significativos dedicados ao folclore e às tradições populares do Brasil. O Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram), instalado no antigo Convento Nossa Senhora dos Anjos, será o palco do 1º Festival Mestres do Povo, evento que promete celebrar a riqueza e diversidade da cultura popular brasileira com uma intensa e plural programação.

Idealizado pelo documentarista e folclorista Ricardo do Carmo, com curadoria de Caol do Cabo, o festival é gratuito e aberto ao público, reunindo mestres da tradição oral, pesquisadores e gestores culturais de cinco estados brasileiros. O evento é uma grande oportunidade para valorizar saberes ancestrais, dialogar sobre políticas públicas para a cultura tradicional e proporcionar o intercâmbio entre gerações.

Destaques da programação

A programação inclui rodas de conversa, exposições, apresentações artísticas, exibição de documentários premiados e debates com nomes de peso no cenário cultural:

  • Daliana Cascudo (RN), presidente da Fundação Câmara Cascudo e neta do renomado folclorista Câmara Cascudo;

  • Irineu Fontes (SE), criador da Lei Mestres dos Mestres;

  • Eliomar Mazoco, vice-presidente da Comissão Nacional de Folclore;

  • Vagner Ribeiro, presidente da Comissão Piauiense de Folclore;

    Anúncio
  • Deputado Flávio Serafine (RJ), defensor ativo das culturas tradicionais nas esferas legislativas.

Além das rodas de conversa e painéis temáticos, será inaugurada a exposição “Ricardo do Carmo – 40 anos de Folclore”, com registros históricos, imagens e objetos que narram a trajetória do folclorista e sua relação com os mestres populares de diversas regiões do país.

Cultura viva no palco

O festival também será palco de apresentações culturais autênticas, com destaque para o grupo “Os Parafusos”, de Lagarto (SE) — referência no teatro popular de rua — e o grupo “Sorriso Feliz”, de Cabo Frio, que leva aos palcos a musicalidade e o gingado do samba de roda local.

Serviço

Museu de Arte Religiosa e Tradicional (Mart/Ibram) – Cabo Frio
De 20 a 22 de maio
Entrada gratuita

A cultura popular precisa de plateia e participação!
Compareça, convide amigos e mergulhe na força dos saberes tradicionais.

Envie sugestões de pautas ou registros da sua cultura local para o nosso WhatsApp: 21 97949-0675
Comente e compartilhe esta matéria!

Editorial Conexão Lagos
Whatsapp: 21 97949-0675

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui