Caso raro chama atenção do Brasil e reacende debate sobre eficácia dos métodos contraceptivos

Um nascimento inusitado e emocionante está comovendo as redes sociais e repercutindo em todo o Brasil. O pequeno Bernardo, recém-nascido em Brasília (DF), desafiou todas as estatísticas ao vir ao mundo mesmo com a mãe utilizando um Dispositivo Intrauterino (DIU) como método contraceptivo. E o que já seria motivo de espanto ganhou ainda mais destaque: Bernardo nasceu com o DIU colado no bumbum.

O caso foi compartilhado pela ginecologista e obstetra Rafaela Frota, que acompanhou a gestação, e viralizou após a médica publicar o registro do parto em seu perfil no Instagram (@drarafaelafrota). Em entrevista à revista Crescer, Rafaela contou que, apesar de raro, o episódio não representou risco para mãe ou bebê, e serviu como um importante alerta sobre as exceções nas taxas de eficácia de métodos contraceptivos.

Quando o improvável acontece

Durante o pré-natal, os profissionais optaram por manter o DIU, já que ele estava abaixo da implantação do embrião e sua retirada poderia causar um aborto espontâneo. A gestação transcorreu normalmente até que, no final, um descolamento prematuro da placenta (sem relação com o DIU) levou à necessidade de uma cesariana emergencial.

No momento do parto, a surpresa: o DIU estava colado no bumbum de Bernardo, fixado pelo vérnix, aquela substância branca que protege os recém-nascidos. “Fiquei surpresa, nunca tinha visto algo assim. Pedi para o pai registrar o momento com uma foto”, contou a médica.

Método seguro, mas não infalível

O caso reacendeu nas redes a discussão sobre a eficácia dos métodos contraceptivos. O DIU segue sendo um dos métodos mais seguros, com taxa de falha inferior a 0,2%. “É extremamente eficaz, mas como qualquer método, não é 100% infalível”, reforçou a médica.

A história de Bernardo mostra que, mesmo nos casos mais improváveis, a natureza pode surpreender — e emocionar. O nascimento ganhou o carinho do público e serviu também como uma lição sobre informação, cuidado e acompanhamento médico individualizado.

Anúncio

Editorial Conexão Lagos
WhatsApp: (21) 97949-0675

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui