Artesã maricaense mostra seu trabalho na biblioteca municipal
Fotos: Marcos Fabrício


Fotos: Marcos Fabrício

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, promoveu na última sexta-feira (23/05) uma roda de conversa com a artesã Benedita Rosa do Amparo, a dona Bené, considerada um patrimônio vivo das artes manuais no município aos 74 anos. Alunos da Escola Municipal de Idosos Milton Felipe Muniz participaram do evento, que aconteceu na Biblioteca Pública Municipal Professora Leonor Leite Bastos de Souza, no Centro.

O evento faz parte do calendário montado em comemoração pelos 211 anos da cidade. Durante a conversa, dona Bené mostrou algumas de suas peças feitas em palha de taboa e contou um pouco de sua história.

“Tive uma vida bem difícil. Fui para a roça com meus pais aos 7 anos e pegando em enxada. Eles também faziam esteiras e fui aprender logo depois. Já tive de ir a pé daqui do Centro até o Caju, sem um real vendido, e depois que minha mãe faleceu eu quis desanimar, mas Deus não deixou. Aliás ele foi meu grande professor, pedi a Ele para me ensinar a fazer essas peças. Digo a vocês que nunca desistam de seus sonhos, porque eu não desisti e cheguei até aqui”, afirmou dona Bené.

Uma premiação voltada para os artistas veteranos da cidade, como homenagem à memória da cidade, poderá ser criada. “O que estamos fazendo aqui hoje é reconhecer a memória viva de Maricá, e estamos sempre muito atentos aos mestres do nosso território. Além disso, é importante também mostrar esse patrimônio imaterial para as crianças, de maneira a transmitir esse legado às novas gerações”, ressaltou o secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin.

Entre os alunos da Escola para Idosos, a fala da artesã repercutiu como uma bela lição. “Todos somos já idosos, mas ver alguém como ele com essa idade, que ainda faz essas peças lindas e com a luta que ela teve na vida, é uma coisa que inspira bastante. Levou muita gratidão por ver isso hoje”, elogiou Janete Monteiro dos Santos, que tem 79 anos e mora em Guaratiba.

Próximas atividades
A segunda atividade de aniversário na Biblioteca Pública Municipal Professora Leonor Leite Bastos de Souza acontece na próxima terça-feira (27/05), também às 14 horas, quando alunos da E.M. Jacinto Luiz Caetano, no Caju, vão falar sobre patrimônio e história de Maricá. A série termina no dia 30 com o sarau de poesia ‘Ciranda das Palavras’, onde integrantes do Clube de Leitura recebem estudantes da CEPT Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, a partir das 15 horas.

Anúncio

“É por meio de iniciativas como essa, fomentadas pelo prefeito Washington Quaquá, que fomentamos a criatividade e abrimos caminhos para que nossos jovens se expressem e se conectem com a literatura de forma profunda e significativa. Desta vez inserimos também o artesanato neste processo”, afirmou o secretário Sady Bianchin.

Fonte: Prefeitura de Maricá

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui