A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, deu início nesta sexta-feira (09/05) à 5ª Conferência Municipal de Promoção à Igualdade Racial. O encontro de abertura aconteceu no auditório da Secretaria de Educação, no Centro, e teve como tema central “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.
O evento foi marcado por importantes debates e reflexões voltados ao fortalecimento das políticas de justiça racial no município. A programação contou, ainda, com apresentações culturais que celebraram a identidade e a resistência do povo negro, além da participação de dois palestrantes convidados, que trouxeram importantes contribuições sobre o enfrentamento ao racismo estrutural e a promoção da equidade racial.
Durante a abertura, o secretário de Direitos Humanos João Carlos de Lima, o Birigu, destacou a importância do diálogo contínuo com a população. “A conferência é um espaço fundamental para ouvirmos a sociedade e pensarmos juntos políticas públicas que promovam a igualdade racial de forma efetiva”, afirmou.
“Estamos aqui para construir caminhos que garantam dignidade, respeito e oportunidade para todos. A reparação é um direito, não um favor”, declarou Denise Oliveira, coordenadora de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos, ao reforçar o compromisso com a reparação histórica e o enfrentamento ao racismo estrutural.
A conferência segue neste sábado (10/05), na E.M. Carlos Magno, também no Centro da cidade, com programação diversa, reunindo representantes da sociedade civil, especialistas e autoridades locais para seleção dos delegados que irão representar Maricá na versão estadual da Conferência.