A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, ofereceu o último dia de vacinação contra a Influenza (gripe) na Casa do Idoso. Na manhã desta terça-feira (29/04), a campanha municipal, que prioriza os grupos mais vulneráveis, levou aos idosos do núcleo de Itaipuaçu a dose que aumenta a imunidade contra o vírus.
Depois de estar presente nos quatro distritos de Maricá através de todos os núcleos da Casa do Idoso, foi a vez dos moradores de Itaipuaçu e proximidades receberem a vacina. Quem esteve na unidade portando identidade, caderneta de vacinação e comprovante do grupo ao qual pertencia, saiu com a sensação de imunização reforçada.
“Acho essa campanha maravilhosa e faço questão de participar. Desde os 60 anos, eu comecei a me vacinar com regularidade. E, desde que comecei, nunca mais fiquei gripada. Hoje posso dizer que não sinto nada. Falo também com as pessoas sobre a importância”, disse Maria Auxiliadora Teixeira, de 73 anos, moradora de Itaipuaçu.
A ação contou mais uma vez com o apoio da Secretaria de Saúde e teve o engajamento dos maricaenses. Enquanto houve doses disponíveis, muitos dos presentes no local aproveitaram a oportunidade de se vacinar.
Vacinação continua em outros pontos
Apesar do encerramento da vacinação das Casas do Idoso, Maricá vai seguir levando imunização contra a Influenza (gripe), além de outros serviços de saúde. No feriado desta quinta-feira (01/05), das 8h às 16h, o Caminhão da Saúde vai estar na orla do Parque Nanci oferecendo vacinação e 200 exames gratuitos à população.
Entre os exames disponíveis estão ultrassonografias, densitometrias ósseas, eletrocardiogramas e mamografias. Já as vacinas serão para crianças de seis meses a 5 anos, idosos, gestantes e grupos prioritários.
Para receber a vacina contra a gripe é preciso levar um documento de identificação com CPF, caderneta de vacinação (caso tenha), assim como um comprovante do público-alvo ao qual pertence. Para participar dos exames, é necessário apresentar pedido médico e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), além de um documento de identidade.